Saúl projeta retorno antecipado ao Flamengo em 2026 após cirurgia

Saúl Níguez projeta retorno antecipado aos treinos do Flamengo em 2026 após passar por cirurgia no calcanhar esquerdo. O meia, principal desfalque do início de temporada, está em recuperação junto ao Departamento Médico e já deixou as muletas.

Recuperação e previsão de retorno

O procedimento foi realizado em janeiro, na Espanha, e desde então Saúl tem seguido o protocolo de reabilitação indicado pelo clube. Cinco dias depois de largar as muletas, ele permanece em uso de bota ortopédica; a previsão inicial é ficar mais quatro semanas com a bota, embora o próprio jogador acredite em retorno antecipado ao campo.

— Estou me sentindo bem depois de operado. Faz cinco dias que deixei as muletas. Vamos pouco a pouco com a bota. A princípio, fico mais quatro semanas com a bota, mas, falando com os médicos, acredito que vou conseguir voltar ao campo antes e ajudar a equipe -, disse, antes de finalizar:

— Tenho muita vontade de ajudar e estar com eles. Me encontro bem, a recuperação está indo bem e estou em ótimas mãos. Estão todos trabalhando dia e noite para me recuperar. É importante estar aqui com a equipe, disponível ou não. Sou um ativo do Flamengo. Estar aqui é uma obrigação para mim -, concluiu Saúl.

Histórico no clube e impacto imediato

Saúl conviveu com dores no calcanhar na reta final de 2025 e optou por tratamento conservador para seguir nas decisões da temporada, antes de submeter-se à cirurgia ao término do ano. Desde sua chegada ao time, em julho de 2025, o meia disputou 24 jogos e registrou duas assistências, além de integrar as campanhas que culminaram em títulos nacionais e continentais.

A evolução da recuperação e a possibilidade de um retorno antes do prazo inicialmente previsto têm efeito direto nas opções do treinador Filipe Luís para o meio-campo, uma vez que a disponibilidade do jogador altera possibilidades de rotação e composições táticas em compromissos oficiais. Enquanto Saúl se recupera, o time se prepara para o próximo compromisso pelo Campeonato Carioca.

O Flamengo volta a campo no sábado (07), contra o Sampaio Corrêa, às 21h, no Maracanã, com transmissão em canais por assinatura e pay-per-view.