O Estádio Nilton Santos será palco de um reencontro com torcida dividida no clássico entre Botafogo e Flamengo neste domingo (15), às 17h30, pelas quartas de final do Campeonato Carioca. A decisão, autorizada pelo Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), marca a primeira vez em quatro anos que as duas torcidas ocuparão as arquibancadas simultaneamente para o confronto.
A retomada da torcida dividida eleva o patamar de expectativa para o duelo, exigindo um robusto esquema de segurança para garantir a integridade de todos os presentes. Para o Flamengo, a partida também se apresenta como uma oportunidade de consolidar uma marca histórica no Engenhão, onde o clube rubro-negro detém um retrospecto notável de vitórias.
Em termos de preparação, o Flamengo, sob o comando de Filipe Luís, teve uma vantagem no tempo de treinamento. Enquanto o rival esteve em campo pelo Brasileirão, o Rubro-Negro realizou o primeiro treino na quinta-feira (12) e terá mais duas sessões até o clássico, possibilitando uma melhor definição da equipe titular para o embate.
Segurança máxima para o Clássico da Rivalidade
O planejamento de segurança para o confronto inclui a mobilização de aproximadamente 500 policiais militares, além de inúmeras unidades especiais. O tenente-coronel Sandro Aguiar, comandante do Bepe, destacou o uso de tecnologias avançadas, como câmeras de monitoramento com software de reconhecimento facial, instaladas em pontos estratégicos, incluindo drones e um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da PM. Um carro-comando funcionará como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel nas proximidades do estádio.
“O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios, junto com o Estado-Maior da corporação, efetuou um grande planejamento visando a utilização de cerca de 500 policiais militares, além de inúmeras unidades especiais, visando a proteção do nosso torcedor. Para esse importante clássico, também serão empregadas inúmeras ferramentas de tecnologia, uma delas será o carro-comando com um drone de reconhecimento facial. Toda a nossa área de policiamento estará monitorada. Torcedores, vocês e os jogadores são peças importantes desse espetáculo, diga não à violência.”
O Bepe contará com o apoio logístico de unidades como o Batalhão de Ações com Cães, o Grupamento Aeromóvel, as Rondas Especiais e Controle de Multidão e o Regimento de Cavalaria. A divisão dos setores ficou definida com a torcida do Botafogo nos setores Norte e Leste Inferior, e a do Flamengo nos setores Sul e Oeste Inferior. A última vez que o clássico teve torcida dividida foi em fevereiro de 2022, com vitória rubro-negra por 3 a 1, sem incidentes. No entanto, um episódio lamentável em 2017 resultou na morte de um torcedor alvinegro após uma briga.
Flamengo busca marca expressiva no Nilton Santos
Apesar de ser a casa do Botafogo, o Estádio Nilton Santos tem sido um território favorável ao Flamengo. O Rubro-Negro pode alcançar sua 60ª vitória no local neste domingo. Atualmente, o clube soma 59 triunfos em 110 jogos disputados no Engenhão, um aproveitamento que demonstra a familiaridade do time com o palco da partida.
Os números do Flamengo no Engenhão, desde sua primeira partida em 2010 (o estádio foi fundado em 2007), são os seguintes:
- Jogos: 110
- Vitórias: 59
- Empates: 35
- Derrotas: 16
- Gols marcados: 169
- Gols sofridos: 99
Além da marca de vitórias, o Flamengo também tem a chance de chegar ao gol de número 170 no Estádio Nilton Santos, buscando consolidar ainda mais seu domínio estatístico no local. O clássico será transmitido por Globo, GE TV (YouTube) e Premiere.
Colaborador e produtor de conteúdo esportivo. Torcedor do Flamengo, escreve sobre jogos, desempenho do time e principais notícias do futebol nacional.