Filipe Luís atinge 50 jogos contra o G12 em avanço do Flamengo na semi do Carioca

O Flamengo garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Carioca ao vencer o Botafogo por 2 a 1 no último domingo. Além de confirmar a classificação do Rubro-Negro, o jogo marcou um feito relevante para o treinador Filipe Luís, que chegou à marca de 50 partidas oficiais contra equipes do chamado G12 à frente da equipe.

No total desses 50 jogos contra os principais clubes do país, o comando de Filipe Luís apresenta 28 vitórias, 14 empates e apenas 8 derrotas — um aproveitamento de 65,3%. Esse retrospecto reforça a capacidade do treinador de adaptar taticamente o time em confrontos de alto nível, em competições como Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Supercopa e o próprio Carioca.

O retrospecto contra os 11 rivais do G12 mostra domínio do Flamengo sobre alguns adversários: a equipe segue invicta contra Palmeiras, Botafogo, Vasco, Internacional e Grêmio. Contra o Palmeiras, por exemplo, o aproveitamento é de 100% em três partidas disputadas. Nos clássicos cariocas, a hegemonia fica ainda mais evidente: são oito vitórias e três empates em 11 confrontos contra Botafogo e Vasco. Em contrapartida, o Fluminense aparece como o único clube do G12 diante do qual o Flamengo de Filipe Luís tem mais derrotas do que vitórias em jogos oficiais.

No duelo que confirmou a vaga, os gols do Flamengo foram marcados por Lucas Paquetá e Erick Pulgar. A partida teve um lance bastante comentado: o gol de Paquetá sofreu contestação do Botafogo por suposta falta no início da jogada, e a FERJ divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro de campo e o VAR para esclarecer o lance. No diálogo, o árbitro Bruno Arleu de Araújo explicou que a bola teria escapado do domínio do jogador do Botafogo antes de qualquer contato com Vitão, classificando o episódio como um “choque de jogo”. Do VAR, Rodrigo Carvalhaes de Miranda confirmou que a bola passou entre as pernas do defensor e que um contato com o braço não teve força suficiente para configurar infração. Assim, o gol foi mantido.

Com a vitória por 2 a 1, o Flamengo terá pela frente o Madureira nas semifinais, disputadas em jogos de ida e volta — datas e horários ainda serão definidos pela Federação. O outro confronto semifinal será entre Fluminense e Vasco. A classificação para esta fase ocorreu da seguinte forma: Madureira avançou vencendo o Boavista; o Vasco passou pelo Volta Redonda após empate e decisão por pênaltis; e o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 1.

A definição dos finalistas será em confrontos de ida e volta, e o Flamengo volta suas atenções agora para a preparação visando decidir mais uma vez o título estadual em 2026.