O contrato de Ederson com o Flamengo se encerrou no último sábado (30). O clube comunicou ao atleta que não renovaria o vínculo, conforme divulgou o UOL Esporte. O meia se despediu do Rubro-Negro por meio de um comunicado, e revelou que fará uma pausa na carreira para tratar o problema em seu joelho, que o tirou de várias partidas.
“Primeiramente, gostaria de agradecer ao Flamengo, aos meus companheiros, à diretoria, aos funcionários do clube e à nossa imensa nação rubro-negra, por todo respeito e apoio, principalmente no momento mais difícil da minha vida. Com o fim do meu vínculo, tomei uma importante decisão para minha carreira: decidi parar para analisar e fazer um tratamento cabível, adequado e de maneira definitiva para meu joelho. Nos últimos quase dois anos, tive que treinar e jogar com muitas dores. Agradeço muito aos clubes que demonstraram interesse pelo meu futebol e que entraram em contato comigo ou com meus representantes, mas, nesse momento, preciso estar 100% antes de firmar um novo compromisso e voltar a fazer o que mais amo na vida. Boa sorte ao Flamengo, ao grupo e à Nação Rubro-negra. Estarei sempre na torcida”, disse o jogador.

O Rubro-Negro chegou a estender o vínculo de Ederson por seis meses após o tratamento que o atleta foi submetido contra um câncer no testículo. O meia foi relacionado para algumas partidas, mas acabou não tendo a oportunidade de entrar em campo.
Ederson, que foi contratado pelo Fla em julho de 2015, defendeu o clube em apenas 39 jogos e fez quatro gols.