Foi em 30 de agosto do ano passado que o volante Romulo atuou 90 minutos pela última vez. Na ocasião, o Flamengo acabou eliminado da Primeira Liga pelo Paraná. Pois na retomada do Campeonato Brasileiro ele receberá uma chance de ouro. Será titular da equipe comandada pelo técnico Maurício Barbieri. E esta é quase que uma oportunidade derradeira para mostrar o seu futebol.
“Ain, Barbieri recuperou Renê, vai recuperar Arão e Romulo tbm.”Maluco, vai recuperar seu cérebro que se perdeu em algum lugar. Flamengo não é clínica de recuperação.Jogador fraco, pode passar por boa fase, mas TENHA CERTEZA que volta ao normal. Pará é prova viva disso…
— Juanquetá ⚫ (@JuanquetaDoFla) July 11, 2018
Rômulo deve ser ideia do Fred Luz: “Vai jogar bem, só não sei quando”
— Flamengo Resenha (@FlamengoResenha) July 12, 2018
Em janeiro de 2017, quando desembarcou na Gávea, foi recebido com o calor da torcida. Tinha status de grande reforço e ganhou a incumbência de arrumar o meio-campo rubro-negro. No entanto, acabou perdendo espaço em função de problemas físicos e atuações consideradas ruins. Passou, inclusive, a receber fortes cobranças de quem, pouco tempo antes, estava empolgado com a sua chegada. Assim, ficou até mesmo de fora de alguns compromissos e teve seu empréstimo cogitado pela diretoria – a saída só não ocorreu porque algumas conversas não avançaram.

Com contrato até dezembro de 2020, chega o momento de, quem sabe, reescrever sua história no Fla. Com a suspensão de Cuéllar e a venda de Jonas para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, Romulo já está escalado para o duelo do dia 18, no Maracanã. E não será um jogo qualquer. Líder do Brasileirão, a equipe terá pela frente o São Paulo, terceiro colocado. Com 27 pontos conquistados, vê nesta partida a chance de abrir sete de diferença para um dos clubes que se mostrou postulante ao título antes do recesso da Copa do Mundo. A oportunidade está dada. Resta, obviamente, que ela seja aproveitada da melhor maneira possível. Do contrário, é bem possível que o clima junto aos torcedores fique insustentável e, aí sim, sua passagem pelo clube de maior torcida do País ganhe um ponto final.