Nem só de glórias e troféus vive o futebol. Bem longe disso, aliás. Existem certas “conquistas” que merecem ser exaltadas e lembradas como se títulos fossem.
Alguns conseguem escapar do descenso antes do fim do campeonato com certa tranquilidade, enquanto outros só se livram da segundona na última rodada. Confiram nove desses casos!
Cruzeiro – 2011

Quem olha o momento cruzeirense hoje nem deve se lembrar que o clube flertou ferozmente com a queda para a Série B. A Raposa

Situação similar à do Cruzeiro, citado acima. Se hoje o Palmeiras tem um dos elencos mais badalados do Brasil, a realidade do clube era outra há bem pouco tempo. Em 2014, o time chegou à última rodada precisando de uma vitória contra o Atlético-PR no então recém-inaugurado Allianz Parque para escapar da segundona sem depender de ninguém. O Alviverde e o Furacão ficaram no 1 a 1 e o time do Palestra Itália só não desceu porque o Vitória não derrotou o rival Santos, que ainda ganhou do Leão com um gol de Thiago Ribeiro aos 49 minutos do segundo tempo (o empate, no entanto, já salvaria o Verdão). É o recordista de menor número de pontos (40) entre as equipes que se safaram do rebaixamento nos pontos corridos.
Internacional – 1999

O Colorado jogou a Série B pela primeira vez na sua história em 2017, mas isso quase aconteceu em 2000. Em 1999, o Inter precisava vencer o Palmeiras na última rodada do Brasileirão, no Beira-Rio, para escapar do descenso. A vitória e a permanência na elite vieram com um gol de cabeça de Dunga, o capitão do tetra, já aos 36 minutos do segundo tempo, numa partida dramática.
West Ham – 2006/07

Primeira menção “gringa” da lista, o West Ham de Carlitos Tévez conseguiu um feito para lá de improvável na Premier League. Em março, ou seja, faltando dois meses para o fim da temporada, o time estava a dez pontos de distância da zona de conforto. Liderados pelo argentino, os hammers venceram 7 dos seus últimos 9 jogos.
Botafogo – 2009

O ano de 2009 é muito lembrado quando o assunto é rebaixamento e mais para frente falaremos mais dele por outra equipe, mas o Botafogo também escapou da Série B na última rodada, é bom ressaltar. O Alvinegro precisava da vitória sobre o Palmeiras no Engenhão para permanecer na elite, e Wellintgon e Jobson marcaram os gols da equipe carioca no triunfo por 2 a 1. O Alviverde ainda perdeu a vaga na Copa Libertadores do ano seguinte por conta dessa derrota.
Crotone – 2016/2017

Em sua primeira temporada na Série A, o Crotone, da Calábria, parecia destinado a retornar instantaneamente para a segunda divisão da Itália, ainda no início da campanha de 2016/17.O clube não venceu nenhum jogo até o final de outubro e tinha apenas nove pontos de um total de 51 possíveis até as férias de Natal chegarem. Os resultados ainda continuaram precários no Ano Novo. Mas um recesso de “data FIFA” em março surgiu como um divisor de águas. O time de repente ganhou vida, venceu seis dos nove jogos restantes para subir ao santuário do 17º lugar, já que no Calcio só caem os três últimos.
Leicester – 2014/15

A partir de agora, você lerá duas histórias incrivelmente parecidas. Uma aconteceu na Inglaterra (esta aqui), enquanto a outra foi no Brasil (a próxima). Na temporada 2014/2015, o Leicester estava muito próximo do rebaixamento para a Championship, a segundona inglesa.
Fluminense – 2009

Outra história de “conto de fadas” no futebol.
Este artigo foi trazido a você por Megatubarão – nos cinemas em agosto deste ano.
Confira o trailer abaixo: