O Flamengo não enfrenta um bom momento em relação aos seus camisas 9. Fernando Uribe, Henrique Dourado e Lincoln são as atuais opções do treinador Maurício Barbieri para a função, mas não vêm agradando. Recentemente, ele chegou a escalar Vitinho mais centralizado deixando todos os centroavantes no banco de reservas.
Historicamente, poucos jogadores conseguem corresponder às expectativas como camisa 9 da Gávea. Nunes e Romário são alguns dos grandes nomes que já atuaram como goleador do Mengão. Dourado, Lincoln e Uribe estão muito longe disso, mas, em números, algum deles deve se sobressair perante os outros.
Analisando os números dos atletas no Campeonato Brasileiro pelos dados fornecidos no site Footstats, é possível refletir sobre isso. Henrique Dourado é quem mais atuou na competição. Foram 17 gols, 4 gols marcados e 2 assistências para gols. Além disso, Dourado precisa de 4 chutes para balançar as redes e conseguiu dar 13 passes para seus companheiros finalizarem.
Uribe atuou em 8 partidas e marcou 1 gol. Para este tento, foram necessários 9 chutes para a rede balançar. Além disso, o colombiano deu uma assistência para gol e 8 que geraram finalizações de seus companheiros. Pouco quando comparado com Dourado, mas acima de Lincoln. O jovem não marcou gols no Brasileirão e nem deu assistências para o mesmo em 8 partidas. Todavia, conseguiu participar de 5 jogadas que terminaram em finalizações.
Crédito da Foto: Gilvan de Souza / Flamengo