Uma rodada, três lances e três reclamações. O domingo de Campeonato Brasileiro foi repleto de reclamações contra a arbitragem. Palmeiras, Vitória e Atlético-PR se sentiram prejudicados nos duelos, respectivamente, contra Cruzeiro, Inter e Santos, e abriram a boca. Pois um dos comentaristas mais conceituados da mídia brasileira se colocou ao lado deles, afinal, foram erros gritantes.
clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Segundo Leonardo Gaciba, nenhum dos pênaltis marcados aconteceu. Pois o profissional da Rede Globo deixou um alerta para a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. “São muitos erros para uma rodada só. É um momento tenso do campeonato, é a hora de os árbitros entrarem mais tranquilos e concentrados no jogo, sabendo que, mesmo sendo uma partida de pontos corridos, terão jogadas apertadas e difíceis. É atenção total. Se eu fosse da comissão de arbitragem, não abriria mão dos árbitros mais experientes. Não é hora de colocar jovens, não é hora de fazer testes”, disse ele, ao Globoesporte.com.
#ESPNBomdia o Inter deveria pedir desculpas ao vitória pelo o pênalti mandraque que GANHOU! Arbitragem no Brasil influenciando em mtos resultados nesse BR 18
— Wellington Luis (@palmeiraswellin) October 1, 2018
No jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, Gustavo Gómez colocou a mão na bola nitidamente fora da área, mas Dewson Feitas da Silva, do Pará, assinalou pênalti. “Foi uma jogada rápida, mas vista em velocidade normal já dá para ver que o contato foi fora da área. Aquela linha claramente é responsabilidade do assistente número um. Ele deveria ter indicado ao árbitro a posição”, destacou Gaciba. Já no Beira-Rio, foi a vez de Savio Pereira Sampaio, do Distrito Federal, apontar a “marca da cal” depois que Lucas Fernandes, posicionado na barreira para a cobrança de uma falta, interceptou a bola com a mão, mas também fora da área – inicialmente, estava dentro, mas se adiantou na hora da batida. “O árbitro, em momento algum, poderia ter perdido a concentração, ficar olhando para dentro da área. Tanto que ele não marca o toque, é chamada a sua atenção. Foram na sorte e acabaram errando feio. O certo era marcar a falta fora da área”, alertou.
Se o juiz der um pênalti contra os Itaqueras igual ao que deu para o Cruzeiro, ele certamente vai apitar a série D, mas como foi contra o Palmeiras…. está tudo certo!
— Lagrutta (@Lagrutta) October 1, 2018
Por fim, mas não menos polêmico, o pênalti a favor do Peixe também gerou discussão. Caio Max Augusto Vieira, do Rio Grande do Sul, viu falta de Rony em Dodô aos 48 minutos do segundo tempo. Será? “O equívoco do árbitro foi achar que houve carga e não conseguir perceber que há um movimento dos dois jogadores em direção à bola. Foi um contato de jogo, completamente natural. Não houve nada”, concluiu Gaciba. E assim segue o Brasileirão…
To tentando entender o pênalti pro Santos até agr ! 🤔
— Tcheury Goya (@goodcrazy13) October 1, 2018