Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Imediatamente após o apito final na Arena Grêmio, as redes sociais “explodiram” em especulações acerca do futuro do treinador. Torcedores do Flamengo demonstraram confiança na ida do comandante à Gávea em 2019, por conta do insucesso na busca pelo tetracampeonato gremista. O UOL Esportes detalhou um pouco da situação de Renato Gaúcho, bem como sua postura ‘misteriosa’ ao longo dos últimos meses.
“VOCÊ ATRAI O QUE FALA”: RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019 RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019 RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019 RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO EM 2019
— RAÇA, AMOR E PAIXÃO! (@paixaofla9) 31 de outubro de 2018

Com apenas mais 60 dias de contrato por cumprir no Tricolor Gaúcho, o treinador deve definir sua situação somente após o encerramento do Campeonato Brasileiro (dezembro). Contratado em setembro de 2016, conquistou a Copa do Brasil daquele ano e renovou por uma temporada, planejando um ciclo vitorioso para o clube em 2017, o que viria a consagrar o tricampeonato continental. O mesmo aconteceu ao final do ano passado, quando o treinador projetou uma nova conquista de peso em 2018. Desta vez, sem sucesso.
Internamente, há diversos setores gremistas confiantes na permanência de Renato. Quando o assunto foi abordado semanas atrás, o comandante não entrou em maiores detalhes, mas deu indícios de estar inclinado à ficar. Para os dirigentes do clube, o cenário em Porto Alegre é o melhor para Renato desenvolver seu trabalho, por sua idolatria que lhe garante ‘carta-branca’ no dia a dia do clube. Além disso, um belo reajuste salarial está em pauta e não seria um entrave.
Ergam a cabeça. O grupo precisa apenas de reforços pontuais. E principalmente a manutenção de Renato, que provavelmente vai querer ficar.Somos ainda o Grêmio, e nada pode ser maior!
— Rodolfo Ultradark (@Rodolfo_S_Ultra) 31 de outubro de 2018
Mas também há setores desconfiados nos bastidores do Tricolor Gaúcho, que viam o tetra da Libertadores como condição para a motivação de Renato Gaúcho em permanecer. Além disso, a residência fixa do treinador é no Rio de Janeiro, cidade que já revelou amar e sentir falta, o que também pode ser um fator na balança. Aguardemos o desfecho dessa ‘novela’.