
Paciência costuma ser uma virtude em todos os aspectos da vida. No futebol não é muito diferente. Como o tempo entre estar no céu ou no inferno varia num piscar de olhos, é importante ter calma para entender o momento e seguir adiante. Ainda mais quando estamos falando de jovens talentos, como no caso de Vinícius Júnior.
O atacante foi decisivo na rodada de fim de semana pela liga espanhola. Entrou aos 27 minutos da segunda etapa e fez a diferença para que o Real Madrid saísse de campo com o 2 a 0 no placar contra o Valladolid. O primeiro gol da partida, inclusive, foi creditado a ele mesmo, após jogada pela esquerda. Mas um fato chamou muito a atenção nas redes sociais: por quê tanta gente põe o garoto para baixo?
Não são poucas as vezes em que o atleta revelado no Flamengo fez algo digno de aplausos e recebeu comentários relativizando seus feitos na curta carreira. E a explicação me parece estar justamente no seu passado rubro-negro. Em casos como os de Vinícius – que geram grande expectativa no Brasil – o clubismo e o bairrismo falam mais alto. É só lembrar, por exemplo, que há não muito tempo o então garoto Neymar, ainda no Santos, era subjugado por rivais.
Um dia difícil, mais uma vez, pra quem chama o Vinícius de Neguebinha.
— Pedro Venancio (@pedrovenancio) November 3, 2018
É muito cedo para cravar que estamos diante de um craque? Sem dúvidas. Existe uma estrada muito longa a percorrer e parte da imprensa – empolgada pelo seu passado com a camisa rubro-negra – contribui para que o jovem tenha seus feitos aumentados. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. É para aplaudir quando merecido e para ponderar (ou até mesmo criticar) na mesma medida.
Ele vestiu a camisa e daí? Àquele momento, com o que estava jogando (e achando jogar), achei que não vestiria. E tive coragem de me pronunciar, mesmo sabendo que corria um risco. Para fechar: continuo achando Vinicius Junior superestimado.
— Page Not Found (@BlogPageNFound) August 1, 2018
O Rodrygo do Santos que a mídia Paulista quis enfiar de todo jeito o rótulo de “mais técnico e eficiente” que o Vinicius Jr. não joga NADA tem um tempo hein?! Enquanto isso o Vinicius é ovacionado pela torcida do time que tem 13 ligas dos campeões. RIP bairristas de SP.
— Cᴏɴᴛᴇ Oʟɪᴠᴇɪʀᴀ #CRF (@oliveira_conte) November 3, 2018
