A pedido da Confederação Brasileira de Futebol, a Conmebol estuda a possibilidade de remanejar datas da Libertadores e da Sul-Americana em 2020. A medida ajudaria a CBF a reorganizar seu calendário de jogos, criando datas disponíveis nacionalmente e diminuindo os efeitos das convocações que tanto prejudicam clubes.
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

Como destaca o Blog do Rodrigo Mattos, a CBF e a AFA (Associação do Futebol Argentino) acreditam que pode haver um ajuste para que duas competições coincidam, abrindo datas disponíveis e evitando conflitos com amistosos, jogos das eliminatórias e outras datas FIFA. Reclamação constante de clubes tupiniquins durante competições importantes, as baixas por convocação podem ser diminuídas/evitadas se a medida for implementada: ”Temos intenção de ajudar nossas filiadas’‘, disse o diretor de competições da Libertadores, Frederico Nantes.
Outra medida estudada pela Confederação para diminuir o número de datas nacionais é a redução dos Estaduais. No entanto, os debates com as federações encontram-se engessados até o momento.