Com a vitória por 1 a 0 contra o Eintracht Frankfurt conquistada na noite do último sábado (12), o Flamengo sagrou-se campeão da Florida Cup. Apesar do caráter amistoso do torneio, a competição serviu como um bom ‘laboratório’ para Abel Braga, que teve a chance de conhecer melhor seu elenco e promover testes importantes. Além disso, serviu para elevar moralmente um elenco que vem acumulando insucessos consecutivos nos últimos anos.
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Como destaca o Globoesporte, o bom desempenho dos reservas foi celebrado por Abel Braga, que fez questão de ressaltar, em todas as entrevistas concedidas até aqui, que nenhum atleta terá “cadeira cativa” sob seu comando: jogará quem estiver em melhores condições físicas e técnicas, independente de nome. Alguns atletas não tão badalados, por exemplo, já saíram em vantagem junto ao comandante por suas atuações na Florida.

Dentre os principais destaques nas duas partidas disputadas pelo Rubro-Negro nos Estados Unidos, estão o meia Diego, os zagueiros Rodrigo Caio e Rhodolfo, além do centroavante Fernando Uribe, eleito o melhor jogador da partida contra o Ajax e MVP da competição. Perguntado sobre a disputa por titularidade a partir da chegada de Gabigol, Abel foi categórico: “Uribe larga na frente”.
Apesar da torcida rubro-negra considerar Léo Duarte titular indiscutível, as grandes atuações de Rhodolfo nas duas partidas o colocam em vantagem nesta disputa particular. Diego, por sua vez, foi bastante participativo dentro das quatro linhas e também fora dele, postura que cativou a comissão técnica e lhe rendeu a faixa de capitão.

Antes de retornar ao Brasil, o Flamengo deve realizar mais um jogo-treino em terras norte-americanas, provavelmente contra a equipe da Universidade Central da Florida. A viagem de volta está programada para a terça-feira (15), cinco dias antes da estreia do clube no Campeonato Carioca, contra o Bangu.