A Libertadores da América, cuja etapa preliminar se iniciou nesta semana, terá uma grande novidade fora das quatro linhas para o torcedor verde-amarelo. Um acordo entre Facebook e clubes brasileiros está em vias de ser fechado para permitir que eles transmitam seus jogos em suas páginas na rede social. Ou seja, será a primeira vez que terão a oportunidade de usar sua própria comunicação em um jogo de alto nível.
Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Para esta edição do principal torneio sul-americano, a venda dos direitos de transmissão se deu por meio de quatro pacotes distintos. Na TV aberta, a Rede Globo continua “mandando” e terá a oportunidade de transmitir um jogo por semana. Por sua vez, SporTV e Fox Sports, canais fechados, dividirão as partidas de terça e quarta-feira. Já os duelos da quinta-feira são de exclusividade do Facebook.

Na tabela da fase de grupos, já divulgada, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Athletico-PR têm jogos previstos para o Face, sendo que as imagens a serem utilizadas serão as mesmas disponibilizadas à Globo, SporTV e Fox – a partir deste ano, a produção será feita de forma padronizada e repassada pela Conmebol às emissoras. Assim, como se quer gerar tráfego nas redes sociais, as páginas oficiais da Libertadores e dos clubes terão também a permissão para veicular as partidas.

“O objetivo é que as pessoas, quando assistam pelo Facebook ou por qualquer plataforma, saibam que é uma transmissão de jogo da Libertadores. Por que é tão importante para a gente? Passamos a ter maior controle nas imagens”, disse Frederico Nantes, diretor de competições, ao blog do Rodrigo Mattos. Com esta diversificação, houve um aumento de dinheiro arrecadado com os direitos de transmissão, tanto que o Facebook chegou a concorrer com a Globo pelos direitos de TV aberta. A ideia é que este crescimento siga também para os próximos anos.