É bem verdade que alguns estaduais ainda têm bola rolando pela terceira rodada nesta segunda-feira (28). Mas o fim de semana de futebol foi bastante agitado e interessante, com estreias marcantes, zebras, homenagens e clássicos muito apimentados! Confira o que de mais relevante aconteceu nos principais estaduais pelo Brasil:
Santos único 100%, Palmeiras convence

No primeiro clássico paulista de 2019, Santos e São Paulo se enfrentaram no Pacaembu, com a garantia de que algum dos dois perderia o 100% de aproveitamento na competição. Com uma atuação impecável, segura e envolvente, o Peixe de Jorge Sampaoli dominou as ações e venceu por 2 a 0, gols de Luiz Felipe e Derlis González. Fechando o desempenho dos quatro grandes, o Corinthians conseguiu vitória apertada contra a Ponte Preta, no brilho individual de Gustagol, enquanto o Palmeiras visitou o São Caetano e convenceu: 2 a 0.
Flamengo salvo por estreante, Yony brilha no Fluminense

Para a surpresa de muitos, o Flamengo não vem encontrando vida fácil no Carioca. Após debutar com vitória sofrida diante do Bangu e empatar contra o Resende, o Rubro-Negro vinha sendo derrotado pelo Botafogo, até que Bruno Henrique entrou em campo e mudou a história da partida, anotando dois gols em sua estreia. O Fluminense teve atuação convincente e bateu a Portuguesa por 3 a 1, destaque para o colombiano Yony González. Por fim, o Vasco suou para bater o Americano por 1 a 0, sendo o único 100% entre os quatro grandes do RJ.
Minas Gerais vive clássico emotivo e polêmico

Antes da bola rolar no domingo (27), o clássico mineiro teve tom de luto, com um minuto de silêncio e diversas homenagens às vítimas da tragédia ambiental em Brumadinho. Em campo, Cruzeiro e Atlético-MG fizeram um jogo duro e disputado, mas pouco inspirado na primeira etapa. No segundo tempo, aconteceu quase de tudo: um pênalti para cada time, gol anulado, reclamações dos jogadores alvinegros, expulsões, lesão do apitador, substituição na equipe de arbitragem. Placar final de 1 a 1.
Alerta vermelho no Internacional

O clima não está nada bom para o Internacional neste início de temporada. O time reserva colorado até cumpriu bem seu papel, estreando no Gauchão com vitória por 1 a 0 sobre o São luiz. Quem está decepcionando é a formação titular de Odair, utilizada contra Pelotas e São José, e derrotada nas duas oportunidades: 2 a 1 e 2 a 0. O revés do último domingo (27) foi marcado pelos primeiros protestos da torcida colorada nas arquibancadas, com os gritos de “time sem vergonha”. Atualmente, o Inter é o oitavo colocado do Estadual.
Sport sobra contra o Náutico, Goiás tem clássico manchado

Fechando o giro pelo Brasil, dois clássicos relevantes marcados por dois episódios lamentáveis. Em Pernambuco, o Sport dominou completamente seu arquirrival, Náutico, vencendo a partida por 3 a 1. A cena triste ficou a cargo da polícia local, que reprimiu com força desnecessária (spray de pimenta) a festa dos torcedores do Leão no alambrado. Em Goiás, um torcedor esmeraldino foi assassinado na porta de sua casa, antes de rumar ao clássico contra o Vila Nova, no Estádio da Serrinha. É nosso dever informar que o Verdão saiu de campo vitorioso por 2 a 0, mas qualquer bola na rede fica em segundo plano quando perdemos para a violência.