Com um comitê de crise formado pelo Flamengo reunido na Gávea desde as 9h deste sábado, o clube pronunciou-se oficialmente nesta tarde através do CEO Reinaldo Belotti. Ele comentou sobre procedimentos que serão tomados após a tragédia que matou 10 jogadores das categorias de base no Ninho do Urubu e disse que o ocorrido não tem relação com as multas da Prefeitura.
Confira na íntegra a coletiva de Reinaldo Belotti, CEO do Flamengo, sobre o incêndio no CT do clube
Assim como no pronunciamento do presidente Rodolfo Landim na sexta-feira, o clube não permitiu que a imprensa fizesse perguntas. Belotti falou por 16 minutos. Veja aqui as perguntas que ficaram sem respostas.
– Sobre multas, licenças, alvarás… isso não tem nada a ver com o acidente. Temos providências a tomar para o CT ser legalizado. Estamos trabalhando para isso Precisávamos de nove certificados. Já temos oito. Estamos trabalhando com os bombeiros.
– Gostaria de falar do que mais investimos desde que o acidente ocorreu, que é atender os familiares das vítimas. A partir do momento que tivemos o acidente, providenciamos a vinda dos familiares com representantes capacitados.
– Demos a privacidade necessária em todos os momentos, além do suporte para que os corpos fossem identificados. Estamos oferecendo ou avião de carreira ou voo fretado para remoção dos mesmos.
Reinaldo Belotti durante pronunciamento — Foto: André Durão / GloboEsporte.com
+ FAQ incêndio no Ninho: o que se sabe até agora sobre a tragédia no CT do Flamengo
+ IML libera corpos de vítimas de incêndio no Ninho do Urubu, o CT do Flamengo
No momento do pronunciamento, Landim e Marcos Braz, vice de futebol, estavam no hotel onde os parentes das vítimas estão hospedados. Eles conversaram com as famílias, mas entraram e saíram sem falar com a imprensa.
Veja outros trechos do pronunciamento de Belotti:
Identificação de corpos e acompanhamento dos feridos
– Identificamos cinco corpos e vamos providenciar os traslados. Além disso, há os três atletas hospitalizados. Também trouxemos os familiares. Estamos acompanhando e dando tudo o necessário. O que está mais grave, está o tempo inteiro com médico nosso.
– Os atletas que estavam lá e não tiveram ferimento, nós mandamos para suas casas. Mas também colocamos um representante do clube com cada atleta. Isso tudo registrado. Mantemos diariamente contato com eles, via psicólogos. Ideia é que não sofram consequências.
Alojamento não era "puxadinho"
– Estamos falando de alojamentos modulares implantados em 2011. O CT começou assim. Por essa alojamentos passaram vários times, vários jogadores como Ronaldinho e Vagner Love. Foi utilizado pela seleção olímpica do Brasil. Não é um "puxadinho". É um alojamento.
– Foi aprovado pelo conselho da criança e do adolescente, que nos deu certificado. Ferj e CBF nos deram certificado de formadores. Tínhamos que manter alojamentos adequados, alimentação, higiene, segurança, salubridade… Ou seja, é porque tudo foi atingido.
– Esse módulo era conhecido por todos. Não era um puxadinho que a gente escondia. Era confortável e adequado. Tínhamos orgulho. O atleta até 14 anos é proibido, não tínhamos ninguém. De 14 a 17 nós tínhamos lá. A partir de 18, o Flamengo não acha melhor misturar. A partir de 18 o clube melhora o salário para que ele possa ir morar em outro local e até levar a família.
Info – Mapa Ninho do Urubu — Foto: Infografia
Problema no ar-condicionado
– Sentimos muito o que aconteceu. O que aconteceu? Eles chegaram na segunda no alojamento. Preventivamente fizemos a manutenção no ar-condicionado, e isso está registrado. Houve quase um furacão no Rio. A região foi atingida. Aconteceram vários picos de energia.
– A perícia disse a alguns funcionários que o problema começou no ar-condicionado. Tinham passado por manutenção, estavam em ordem. A suposição é de que os picos de energia tenham influenciado no funcionamento e ocasionado o incêndio.
– Aconteceu um acidente trágico. Não foi por falta de prevenção e cuidados do Flamengo. Eles são nosso maior ativo. Tivemos todo o cuidado. Não poupamos esforços. Foi uma sucessão de eventos após um dia catastrófico para o Rio de Janeiro.
Documentação
– Estamos trabalhando em cima de tudo o que aconteceu, levantando toda a documentação. Pessoas de alta qualidade. Nossa prioridade segue sendo atender as famílias e os atletas feridos.
– Todos nós do Flamengo, toda a família rubro-negra está de luto. Sentimos que tenha ocorrido conosco. Estamos trabalhando duro para solucionar.
Veja abaixo os documentos divulgados pelo Flamengo:
Certificado de clube formador, Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo
Projeto Atleta Cidadão, Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo
Registro Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo