O Flamengo entrou em campo contra o Americano, neste domingo (24), e venceu por 4 a 1. Embora o placar tenha sido elástico, o desempenho da equipe desagradou parte da torcida, e também o jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN.
No programa Linha de Passe deste domingo (24), Mauro Cezar demonstrou insatisfação com o que viu em campo. Na opinião do comentarista, o estilo de jogo da equipe rubro-negra não é o ideal, tendo poucas ideias criativas durante os certames.
– O repertório de Abel Braga é cruzar a bola na área, laterais batidos pelo Pará, jogadas inúteis que não aconteceram nada, contra um time que parece amador. O Americano não é um adversário, é um time que entra para apanhar. E o Flamengo não consegue se impôr nem com um adversário como esse. Basicamente é isso. É um elenco que regrediu, o placar é mentiroso. O repertório do Flamengo é muito fraco, não está evoluindo, não está se preparando corretamente para real temporada dele. O Flamengo não está em um bom caminho –, disse o jornalista.
Além disso, Mauro Cezar Pereira criticou o sistema defensivo do Flamengo, que levou gol em todas as partidas oficiais que disputou em 2019, exceto na goleada por 4 a 0 diante da Cabofriense, que era a última colocada da então Taça Guanabara. Com isso, o jornalista alertou que há problema defensivo na equipe de Abel Braga.
– A proposta do Flamengo, antes de tudo, é totalmente desadequada, incompatível com o clube, com o elenco e com o investimento. Só a fraquíssima equipe da Cabofriense não fez gol no Flamengo nesse Carioca, o que evidencia que, defensivamente, o time é problemático -, ponderou o comentarista.
Mauro Cezar ainda disse que Abel se espelha no futebol praticado por Felipão, o comandante do Palmeiras. O repórter concluiu que “Abelão” não tem ideia do que é o Rubro-Negro é está perdido à frente do Fla. Por fim, o jornalista revelou que o treinador tem um desafio à frente do Flamengo.
– O Abel tem um desafio que é ‘eu tenho um time caro, jogadores tecnicos acima da média do futebol brasileiro, mas vou jogar sem a bola’. Ele é inspirado no Felipão. Se defende mal, toma gol de todo mundo, até esses times fracos fazem gol no Flamengo. Atuação foi fraca, time mal montado, proposta de jogo equivocada. Abel Braga está totalmente perdido. Abel Braga não tem noção do que é o clube, a história, não tá entendendo o que esse elenco pode fazer. Postura totalmente inadequada, achei uma coisa medonha, especialmente o primeiro tempo. Agora, contra um time fraco, você pode construir goleadas totalmente mentirosas, e pode acreditar nelas -, finalizou Mauro Cezar Pereira.
Após ter tido dez dias treinando, o Flamengo agora se prepara para uma sequência desgastante de jogos. Após ter vencido o Americano, neste último domingo (24), a equipe carioca vai enfrentar a Portuguesa, na próxima quinta-feira (28), antes de ir té a altitude da Bolívia, na outra terça-feira (05), jogar diante do San José, na estreia do Rubro-Negro na fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores.