O VAR será uma das grandes novidades do Campeonato Brasileiro de 2019. A tecnologia do árbitro de vídeo estará presente em todos os 380 jogos da competição.
clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Portanto, nada mais justo do que relembrar sete pontos importantes no que se refere à sua utilização durante as partidas.
1 – O VAR só pode entrar em ação em quatro situações: foi gol ou não foi gol; foi pênalti ou não foi pênalti; aplicação de cartão vermelho; erro de identidade do jogador na aplicação de um cartão.

2 – O árbitro do jogo sempre tem a decisão final, que somente poderá ser mudada em caso de erro latente.
3 – Somente o árbitro principal da partida pode optar em olhar o vídeo para rever um lance. Os profissionais que analisam os lances pela televisão apenas recomendam a revisão.
4 – Quando o árbitro opta pela revisão de um lance na televisão, não há limite de tempo para análise.

5 – No momento em que o árbitro está analisando um lance no vídeo, deve permanecer visível para assegurar a transparência do processo.
6 – Se após um incidente em campo o jogo seguir antes da análise pelo VAR, qualquer ação disciplinar que ocorrer neste intervalo de tempo não será anulada, mesmo que se a revisão na televisão mudar a decisão do árbitro.

7 – Treinadores e jogadores estão proibidos de solicitar a revisão de lances, uma vez que todas as jogadas estão sob observação.