Para alguns, período para descansar e maratonar seriados e filmes. Para outros, sinônimo de festa, blocos de rua, churrasco com os amigos e muita curtição. Independente da forma como você veja, o Carnaval é a festa popular mais democrática do país. Patrimônio do Brasil, divide com o futebol o posto de nosso maior cartão-postal e nossa maior bandeira para o mundo. Os dois, por sinal sempre dialogaram e estão no coração de boa parte do nosso povo, transformando-se em parte da nossa identidade e cultura.
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Entre escolas de samba e times de futebol há muitas similaridades, em especial o trabalho e planejamento de um ano inteiro em busca de um título. Há grandezas importantes que dão o tom no desfile de uma agremiação quando ela entra na avenida, assim como no desempenho de uma equipe ao adentrar o gramado. Neste gancho e no ritmo de folia, vamos analisar os melhores times da Série A em três quesitos de julgamento de Carnaval: harmonia, evolução e comissão de frente.
Harmonia: Grêmio

No Carnaval, este quesito avalia o entrosamento e o ritmo dos componentes enquanto desfilam. Considerando este primeiro mês de temporada, é impossível não creditar o Tricolor Gaúcho como Harmonia nota 10 na Série A. Ainda invicto em 2019, dono da melhor defesa e de um dos melhores ataques do país em gols marcados, o time gaúcho mostra que não há construção de identidade vencedora com imediatismo. A longevidade de Renato no comando técnico e a confiança entre jogadores e comissão criaram uma fórmula praticamente imbatível.
Evolução: Atlético-MG

Na Avenida, Evolução avalia o conjunto geral: movimentação, deslocamento e dança dos componentes no ritmo do samba e na cadência da bateria, fluência, empolgação. Todas essas palavras-chave poderiam descrever o belo início de ano do Atlético-MG. Mesmo muito modificado e com pré-temporada encurtada, a equipe mineira tem mostrado um conjunto forte, com cada jogador bastante consciente de suas funções em campo. Líder do Mineiro e classificado à fase de grupos da Libertadores, o Galo merece nota 10 até aqui.
Comissão de Frente: Empate técnico

Grêmio e Atlético-MG, a nível de performance, são as duas melhores equipes do país neste início de ano. Os dois, por sinal, dominam as primeiras posições dentre os ataques mais prolíficos do país. A nível de nomes, o sistema ofensivo tricolor leva vantagem em relação ao Galo, com Diego Tardelli e Everton como fatores de desequilíbrio na equação. Mas há outras comissões de frente de respeito para se ficar de olho na Série A, especialmente com o início da Libertadores: Flamengo e Palmeiras têm potenciais gigantes em seus ataques, com bons sinais vindos da Gávea para o torcedor rubro-negro. Se entrosar bem, o quarteto formado por Diego, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol promete muito.