O Flamengo estreia na Libertadores nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), contra o San José, da Bolívia. E para o jornalista Francisco Aiello, da Rádio Globo, o principal adversário do time do Rubro-Negro não será o time boliviano, mas sim a altitude de 3.800 metros de Oruro.
– O Flamengo nessa fase de grupos tem três adversários que não são os times. Os dois jogos na altitude e a tradição do Peñarol. O San José é o sexto colocado no Campeonato Boliviano. O Salcedo, principal jogador, tem 39 anos. O brasileiro Marcelo Gomes tem 37 anos. A média de idade do time é de 31,6 anos.
''O adversário hoje é a altitude, não o San José. Se não vencer, será por causa da altitude – analisou Aiello durante o ''Redação SporTV''.
O editor do Jornal O Globo, Márvio dos Anjos, foi além.
– O problema é a dificuldade do Flamengo de ganhar fora de casa na Libertadores. Não precisa nem da altitude. Se não me engano, o Flamengo não ganha na Argentina desde 2001, por exemplo.
O retrospecto do Flamengo na altitude não é bom. Em cinco jogos, apenas uma vitória, um empate, três derrotas e 26,6% de aproveitamento.