A história de Flamengo e Maracanã se confundem. Entretanto, desde que o estádio voltou a ser utilizado após a Copa do Mundo de 2014, a relação mudou bastante. Hoje, sofrendo com cobranças elevadas para mandar seus jogos no Maraca, o Rubro-Negro busca um novo acordo para utilização, principalmente depois de o governador Wilson Witzel romper o contrato com a empresa que administrava o local. Porém, segundo o jornalista Rodrigo Mattos, a situação não é tão simples.
De acordo com informação divulgada através de seu blog, Rodrigo trouxe questões relacionadas ao documento que apresenta algumas exigências para quem desejar administrar o Maracanã. Uma delas é de não haver tratamento preferencial para determinado clube. O fator financeiro também impacta na questão. Todavia, na visão do governo do Estado, tanto Flamengo quanto Fluminense têm condições de cumprir os termos.
Vale destacar que o Fla já se posicionou oficialmente junto ao governo, para tentar assumir o comando do Maraca de forma provisória. Enquanto isso não acontece, o clube aguarda também o lançamento do novo edital, para saber se entrará na disputa pelo estádio mais tradicional do Brasil