O início da derrocada de Rodrigo Caio no São Paulo ocorreu nas semifinais do Paulistão de 2017. Ele entende que o clube não lhe deu o suporte necessário no polêmico caso do fair play, contra o Corinthians, no Morumbi, onde reconheceu ao árbitro que ele havia tocado no goleiro e, assim, fez com que o cartão amarelo a Jô fosse retirado.

A ação do zagueiro, internamente, rendeu muitas divergências. Isso porque o centroavante do Corinthians estava pendurado e com aquele amarelo ficaria de fora do jogo da volta. O técnico são-paulino da época, Rogério Ceni, e o outro defensor do time, Maicon, demonstraram descontentamento em entrevistas dadas naquele período.
“No São Paulo eu acho que isso foi o começo da minha saída. Principalmente parte da torcida e o clube não me deu todo o suporte que precisava, me deixaram muito exposto naquele momento. Fui bombardeado por todos os lados.
O cara faz Fair Play contra o CORINTHIANS e ainda quer suporte. Rodrigo Caio, o suporte que você merecia era um cascudo, pra largar de ser besta.
— Rodrigo® (@Roh_Andrad) 31 de março de 2019