Ao adentrar o gramado do Maracanã na noite desta quarta-feira (3), contra o Peñarol pela terceira rodada da Libertadores, o Flamengo estará fazendo seu 17º jogo na temporada. O recorte ainda é pequeno para se traçar um panorama do que será o ano rubro-negro, mas a ‘prévia’ pra lá de positiva anima o torcedor para a sequência das competições.
Em 16 jogos disputados até aqui, o Rubro-Negro venceu onze, empatou quatro e perdeu apenas uma vez: 1 a 0 para o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara. Desde então são dez jogos de invencibilidade. Como destaca o Globoesporte, o aproveitamento geral é de 77%, o terceiro melhor entre times da Série A.
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

Obviamente, o bom início de ano do Flamengo está diretamente ligado ao seu potencial ofensivo. Dono da quarta melhor média de gols da elite nacional (dois tentos/jogo), o time da Gávea se apoia no início inspirado de Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, dupla contratada pelo clube na última janela. Os dois já somam 14 gols com a camisa rubro-negra.
Pro bem e pro mal, o jogo aéreo tem sido um diferencial. Ao mesmo tempo que 15 dos 32 (47%) gols anotados pelo Fla vieram pelo alto, oito dos 13 gols (61%) sofridos pela equipe são oriundos dessa mesma via. O ajuste na bola parada defensiva é a principal preocupação da comissão técnica para a sequência do ano, já que a defesa rubro-negra é a sexta pior em média de gols sofridos na temporada.
@Flamengo é o 2º time que mais leva cartões dentre os grandes brasileiros neste início de temporada. É também quem mais sofreu gols, sendo 61% de jogadas de bola parada. Tem ganhado vários jogos e tem um time poderoso do meio pra frente. O problema é Abelão.
— Eu sou a mosca… (@heliopaz) 3 de abril de 2019
Para mais notícias do Flamengo, clique aqui.