Após confirmar a conquista do título carioca de 2019 pelo Flamengo, o técnico Abel Braga citou alguns do ex-treinadores no passado recente no clube para dividir os méritos, afirmando que o trabalho já teve início há muito tempo dentro do clube. Em determinado momento, o comandante relembrou o desembarque do treinador Zé Ricardo após ser demitido pelo Botafogo, sendo insultado ao deixar o aeroporto.
Abel citou o nome de Zé, além de Barbieri, que também foi demitido pelo Goiás, e Dorival Jr., ainda sem clube desde a saída da Gávea. Criticou fortemente o ocorrido no Rio de Janeiro com ex-comandante botafoguense, que estava sozinho em meio aos xingamentos e intimidações de diversas pessoas no local.
— Ele tem um pedaço dessa conquista porque tudo começou com ele. Começou com ele, passou pelo Barbieri, pelo Dorival… Esse pedaço do título que eu tenho direito eu ofereço ao Zé Ricardo. Nunca vi, dentro do futebol, em um momento extremamente complicado, a postura que ele teve no aeroporto naquele episódio deplorável. Eu jamais deixaria que uma imagem daquelas fosse ao ar. Uma imagem covarde. Uma pessoa só, com sua consciência, seu caráter, contra várias pessoas. Ele mostrou que é um grande homem. Aquela atitude que ele teve me fez pensar em muita coisa.
De acordo com matéria publicada pelo Extra, Zé Ricardo, ao tomar conhecimento das palavras ditas por Abel, entrou em contato com o companheiro de profissão e o agradeceu pelas palavras. Com passagens consecutivas por Flamengo, Vasco e Botafogo, a intenção de Zé é iniciar um trabalho fora dos limites do Rio de Janeiro.
O Flamengo já viajou para o Equador, um dia após vencer novamente o Vasco, para enfrentar a equipe da LDU, no estádio Casablanca, na altitude de Quito. A partida, válida pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, pode valer também a classificação antecipada à equipe de Abel Braga. Em caso de empate ou vitória rubro-negra, os cariocas selam sua passagem às oitavas de final da competição continental. O duelo será na próxima quarta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília).