Entre os dias 7 e 9 de maio, viveremos as emoções da rodada final da fase de grupos da Copa Libertadores de 2019. Ainda há muito em jogo para os sete brasileiros que disputam a competição, até mesmo para o Atlético-MG, que já não tem chances de classificação às oitavas de final. Confira o panorama e os objetivos de cada uma dessas equipes para a sexta e derradeira jornada na primeira fase do torneio continental:
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Internacional (Grupo A)

Com 13 pontos totais em 15 disputados, o Colorado chega à rodada final em situação muito confortável, mesmo tendo pela frente o rival mais difícil de sua chave: o River Plate (ARG). Ainda que seja derrotado na Argentina, o time gaúcho não perde a liderança de seu grupo, já que o atual campeão só poderá chegar aos 12 pontos totais. Ainda briga pela melhor campanha geral, mas para isso terá que vencer seu jogo e torcer por derrota do Cruzeiro.
Rodada 6: River Plate (ARG) x Internacional – terça (7), às 21h30 no Monumental
Cruzeiro (Grupo B)

Invicto e ainda não vazado na competição – 5 jogos, 5 vitórias, 10 gols anotados e nenhum sofrido -, a Raposa já tem a classificação às oitavas de final assegurada de forma antecipada, com a liderança da chave também garantida. É o clube de melhor campanha geral nesta primeira fase, precisando de apenas um empate na rodada final para não correr riscos de ser ultrapassado pelo Internacional.
Partida final: Cruzeiro x Emelec (EQU) – quarta (8), às 19h15 no Mineirão
Flamengo (Grupo D)

Passadas cinco rodadas, o Flamengo é o líder de seu grupo mas não vive situação confortável, por mais paradoxal que isso pareça. O clube carioca tem 9 pontos, mesma campanha do Peñarol (URU), seu rival na última partida. A LDU (EQU) aparece na terceira posição com 7 pontos, e terá como rival derradeiro o lanterna da chave, San José (BOL). Para não depender de contas mirabolantes, o Rubro-Negro precisa somar pontos. Derrota no Uruguai somada a triunfo do time equatoriano elimina o time comandado por Abel Braga.
Partida final: Peñarol (URU) x Flamengo – quarta (8), às 21h30 no Campeón del Siglo
Atlético-MG (Grupo E)

Com apenas uma vitória e quatro derrotas somadas, o Atlético-MG chega já eliminado da Libertadores na rodada final. A ambição que restou ao Galo foi a busca pelo terceiro lugar da chave, posto que garante classificação à Sul-Americana. Para isso, o clube mineiro precisa apenas vencer o seu jogo final contra o venezuelano Zamora, seu rival direto pela posição. Cerro Porteño (PAR) e Nacional (URU) já estão classificados às oitavas e jogam pela liderança.
Partida final: Zamora (VEN) x Atlético-MG – terça (7), às 19h15 no Estádio La Carolina
Palmeiras (Grupo F)

O Verdão é o atual primeiro colocado de sua chave, com 12 pontos conquistados em 15 disputados. Já está classificado às oitavas, faltando definir apenas a sua colocação final. Na última rodada, encara seu maior desafiante pelo posto de líder do grupo, o San Lorenzo (ARG): os argentinos somam 10 pontos e podem ‘roubar’ a primeira posição em caso de vitória em São Paulo. Ao time de Felipão, um empate já é suficiente para manter o topo.
Partida final: Palmeiras x San Lorenzo (ARG) – quarta (8), às 21h30 no Allianz Parque
Athletico Paranaense (Grupo G)

Na rodada anterior, a equipe de Tiago Nunes foi surpreendida e acabou derrotada por 3 a 2 pelo Wilstermann (BOL). Felizmente para o Furacão, o outro jogo da chave terminou empatado e garantiu sua classificação antecipada às oitavas. Resta em disputa a liderança do grupo, a ser definida em um dos duelos mais interessantes desta última jornada da fase de grupos: Boca Juniors x Athletico, na Argentina. O time paranaense conquista o grupo com apenas um empate, mas vitória argentina classifica os xeneizes em primeiro.
Partida final: Boca Juniors x Athletico Paranaense – quinta (9), às 21h30 na Bombonera
Grêmio (Grupo H)

Após começar sua campanha de forma melancólica, com duas derrotas e um empate em três partidas, o Tricolor Gaúcho ‘ressurgiu das cinzas’ e somou seis pontos em seis possíveis, chegando vivo à rodada derradeira. A liderança da chave já é do Libertad (PAR), estando somente a segunda posição em disputa. Esta será definida no confronto direto entre Grêmio e Universidad Católica (CHI): aos chilenos só a vitória interessa, enquanto empate basta para o time brasileiro, que tem melhor saldo de gols (dois contra -2).
Partida final: Grêmio x Universidad Católica (CHI) – quarta (8), às 19h15 na Arena Grêmio