Após um meio de semana eletrizante com Champions League e Libertadores, a bola volta a rolar pelo Campeonato Brasileiro de 2019. Em sua quarta rodada, a maior competição nacional reserva um interessante clássico carioca com dois treinadores da nova geração, confrontos entre potenciais postulantes ao título e um reencontro aguardado entre ídolo histórico e seu ex-clube. Confira os dez jogos que agitam esta jornada do Brasileirão, bem como os nossos palpites para cada um destes duelos:
Fluminense x Botafogo

No sábado (11), Tricolor Carioca e Glorioso prometem um clássico bastante interessante no Maracanã. Os dois rivais cariocas são as equipes com maior porcentagem de posse de bola e que mais trocam passes no campeonato, reflexo das filosofias de Diniz e Barroca. Promessa de jogo espelhado e bastante franco, com favoritismo difícil de ser apontado, já que as duas equipes chegam empolgadas à partida. Palpite final: Fluminense 2 x 2 Botafogo.
Corinthians x Grêmio

Também no sábado, o Timão recebe o Grêmio em Itaquera, duelo pesado entre clubes muito vencedores nesta década. Por ter vindo de um jogo decisivo pela Libertadores, é provável que o Tricolor Gaúcho entre em campo com escalação mista/alternativa, ainda que esteja ocupando o incômodo Z-4 no Brasileiro. Ligeira vantagem para time paulista se este cenário se confirmar, apesar de ainda estar devendo futebol em 2019. Palpite final: Corinthians 1 x 0 Grêmio.
Goiás x Ceará

Fechando as partidas de sábado, o Esmeraldino recebe o Ceará no Serra Dourada. Com três pontos somados, as duas equipes se encontram em posição semelhante na tabela de classificação, e enxergam este duelo como confronto direto importante para fugir das últimas posições. Vejo o Vozão um pouco mais competitivo neste Brasileirão em comparação ao clube goiano, que deve equilibrar as ações por jogar em casa. Palpite final: Goiás 1 x 1 Ceará.
Flamengo x Chapecoense

Na sessão matutina de domingo (12), o Rubro-Negro recebe a Chape no Maracanã. Vindo de uma classificação dura e sofrida na Libertadores, a equipe carioca já confirmou que entrará em campo com time reserva, o que permite uma ‘pontinha de esperança’ para o Verdão do Oeste. Ainda assim, a formação alternativa do clube da Gávea provou ser bastante competitiva ao somar um ponto contra o São Paulo no Morumbi. Palpite final: Flamengo 2 x 1 Chapecoense.
Internacional x Cruzeiro

Clássico interestadual entre postulantes ao título, o duelo entre Colorado e Raposa promete agitar esta quarta rodada. Jogando um bom futebol, os dois emplacaram campanhas praticamente impecáveis na primeira fase da Libertadores, e prometem jogo parelho no Beira-Rio. Caso os dois treinadores optem por escalações reservas, vejo o time alternativo celeste mais preparado. Em condições normais, jogo igual. Palpite final: Internacional 1 x 1 Cruzeiro.
Atlético-MG x Palmeiras

Este confronto promete demais, não apenas pelas camisas de peso, mas por se tratarem de líder e vice-líder da competição. O Galo é o único clube ainda com 100% de aproveitamento no Brasileirão, enquanto o Verdão soma duas vitórias e um tropeço inesperado contra o CSA. A nível de elenco, é fato que o time paulista é mais qualificado e tem mais alternativas, mas vejo os mineiros com mais ‘ambição’ no Brasileiro. Palpite final: Atlético-MG 1 x 0 Palmeiras.
Santos x Vasco

Santos e Vasco protagonizaram jogos interessantes pela quarta rodada da Copa do Brasil, com o Peixe levando a melhor no saldo de gols, mas tendo corrido grandes riscos em São Januário. Tecnicamente, o momento do Cruzmaltino é terrível – atual lanterna da competição -, o que coloca a equipe de Sampaoli em posição de favoritismo. O time santista é mais qualificado comparativamente, mas precisa ser menos oscilante. Palpite final: Santos 2 x 0 Vasco.
Fortaleza x São Paulo

Com promessa de grande homenagem conjunta nas arquibancadas do Castelão, o confronto entre Fortaleza e São Paulo tem Rogério Ceni como denominador comum: ídolo histórico do Tricolor Paulista por seus feitos em campo e referência no Leão do Pici por seus feitos como treinador. No onze contra onze, promessa de jogo duro pelo fator casa, mas com a qualidade maior de grupo prevalecendo. Palpite final: Fortaleza 1 x 2 São Paulo.
Avaí x CSA

Não é segredo nenhum que Avaí e CSA só lutam pela permanência na primeira divisão, afinal, têm receitas bem inferiores em relação aos demais clubes e voltaram à elite nesta temporada. Somar pontos neste confronto direto, portanto, é fundamental para as duas equipes em seus ‘campeonatos particulares’. Até aqui, o time de Alagoas mostrou mais futebol ao endurecer a vida de dois gigantes (Santos e Palmeiras). Palpite final: Avaí 0 x 1 CSA.
Athletico-PR x Bahia

Fechando a rodada quatro, temos um confronto que foi semifinal de Copa Sul-Americana em 2018. Apesar de não serem apontados como favoritos no Brasileirão, Bahia e Athletico são equipes bastante interessantes e de ótimo potencial coletivo, especialmente o Furacão, classificado às oitavas da Libertadores. Tiago Nunes deve poupar jogadores, o que aumenta as chances do Tricolor de Aço na Arena da Baixada. Palpite final: Athletico 1 x 1 Bahia.