Chegamos ao fim da quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2019. O Flamengo abriu as portas de casa para receber a Chapecoense e comandou a festa do início ao fim. Os mais de 60 mil torcedores comemoraram bastante a vitória por 2 a 1. O resultado honrou a escolha do técnico Abel Braga, que optou pela preservação de seu elenco principal. Entre os pontos positivos da partida, podemos destacar as atuações de Piris da Motta e, principalmente, Miguel Trauco. O peruano é reserva de Renê – jogador bastante contestado por parte da torcida. A lateral é o setor que mais sofre com as críticas e a boa atuação do camisa 13 aparece como esperança.
Em votação nas redes sociais do Coluna do Fla, rubro-negros escolheram quem merece ser titular no time do Flamengo. O peruano venceu com larga vantagem.
Você concorda com a opinião do @LedoSimon? Quem deve ser titular na lateral esquerda do Mengão? 🤔
CONFIRA: https://t.co/k6Dl4hMYAM
— Coluna do Fla (@ColunadoFla) May 13, 2019
No último domingo (14), o lateral-esquerdo Miguel Trauco, deu uma excelente assistência para Vitinho abrir o placar, diante da Chapecoense, ainda na primeira etapa da partida. O peruano chamou a atenção de torcedores e jornalistas que destacaram a qualidade e o comprometimento do jogador. Até o momento, o camisa 13 contabiliza 73 jogos com a camisa do Flamengo. São 131 desarmes totais e 14 assistências no total. Nesta temporada, no entanto, o lateral soma 11 jogos – cinco pelo Campeonato Carioca; dois pela Florida Cup; dois pela Libertadores; dois pelo Brasileirão. Nestas partidas, já distribuiu três passes para gol.
Trauco assinou contrato com o Flamengo em 14 de dezembro de 2016. Foi o primeiro reforço do clube para a temporada de 2017 e o décimo gringo contratado pela gestão passada. O primeiro jogo do peruano foi contra o Boavista-RJ, no dia 28 de janeiro de 2017, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Logo de cara, o camisa 13 mostrou seu potencial ao marcar um gol e contribuir, ainda, com duas belas assistências. O casamento entre Rubro-Negro e Trauco foi instantâneo e coroado com o título estadual da temporada. As boas atuações chamaram a atenção de clubes europeus – Olympique de Marselha e Sevilla foram os principais interessados, segundo informações de jornais peruanos. Cada vez mais reconhecido por seus números, quando o defensor completou 67 jogos pela equipe, ele somava 12 assistências e possuía a melhor média do elenco.
Tratado, em 2017, como o “melhor lateral do Brasil” pela imprensa espanhola, Trauco é um jogador que se destaca por suas características ofensivas – lançamentos em profundidade contam como sua arma principal. A revelação peruana iniciou sua carreira no futebol atuando como camisa 10, mas agradou quando foi chamado para jogar pela lateral-esquerda. É um jogador frequentemente convocado pela seleção peruana – foi um dos 23 escolhidos por Ricardo Gareca para a disputa da Copa do Mundo de 2018. Neste torneio, foi titular nos 3 jogos que a equipe realizou. Pelo Flamengo, o jogador conquistou cinco títulos – Campeonato Carioca em 2017 e 2019; Taça Guanabara 2018; Flórida Cup; Taça Rio 2019.
Por: Ana Beatriz Zayat