Novo treinador do Flamengo para o restante da temporada, Jorge Jesus já fez questão de elogiar o novo clube logo em seu anúncio. Para o português, a grandeza do clube da Gávea foi o principal fator para aceitar a proposta, motivo mais que suficiente para cair nas graças da exigente torcida rubro-negra. O que muitos flamenguistas não se recordam, todavia, é que o técnico já se envolveu em polêmicas com outras equipes nacionais, como o Fluminense.
Quando ainda comandava o Sporting (POR), em 2018, Jesus fez declaração sobre o volante Wendel, joia das categorias de base do Fluminense, que não caiu bem aos ouvidos dos dirigentes nas Laranjeiras. Apesar de não ter tido a intenção de ser polêmico, o treinador, à época, comentou sobre o processo de adaptação do atleta ao futebol do Velho Continente sem saber que suas palavras seriam muito bem “recebidas” no Ninho do Urubu.

“(Wendel) é um jovem que está se adaptando a uma realidade diferente em Portugal. Pouco a pouco, ele está melhorando. Acreditamos muito no trabalho e no talento dele. Está mais integrado com processos da equipe, na forma de pensar, com o estatuto do Sporting. Uma coisa é jogar no Fluminense, outra é no Sporting, com todo o respeito”, declarou o técnico português em março do ano passado.
Uma das maiores promessas do Fluminense, Wendel foi vendido ao Sporting no começo de 2018. Os portugueses desembolsaram mais de R$ 30 milhões na cotação da época. Apesar de um começo complicado pelos Leões Verdes e Brancos, o atleta deu a volta por cima e hoje vive excelente fase pelo clube, mesmo que não escape das polêmicas. Em abril, o volante viajou sem autorização dos lusos para acompanhar Juventus x Ajax, pela Champions League.
Fui atrás e descobri que o Jorge Jesus pediu a contratação do Gabigol quando estava no Sporting. Por isso, não creio que ele peça um camisa 9. Além disso, também pediu o Wendel, ex-Flu. Isso faz cair por terra a fala de que ele não gosta de jogador jovem. Ele não gosta é de ruim.
— Cᴏɴᴛᴇ #CRF (@Conte_CRF) 1 de junho de 2019
Jesus só chegará ao Flamengo em meados de junho e vai assumir definitivamente o comando rubro-negro durante a Copa América. Curiosamente o Rubro-Negro faz o clássico contra o Fluminense na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 9, só que o treinador português deve acompanhar a partida ainda em território europeu. Pelo Nacional, o mentor deve reencontrar o ex-clube de Wendel somente em outubro, pelo segundo turno.