Na próxima quarta-feira (02), Grêmio e Flamengo começam a batalha pelas semifinais da Libertadores. O jogo de ida será disputado em Porto Alegre, enquanto que a volta, marcada para o dia 23 de outubro, acontece no Maracanã. Com o duelo se aproximando, Renato Portaluppi e Jorge Jesus tomam medidas de precaução no Campeonato Brasileiro neste final de semana.
Na escalação inicial do empate com o São Paulo, no último sábado (28), o português poupou os laterais Rafinha e Filipe Luís, além do meia Gerson, que entraram somente no decorrer do segundo tempo. Já Renato irá poupar praticamente todos os seus titulares na partida contra o Fluminense, logo mais, às 16h (horário de Brasília), no mesmo palco. A expectativa é que vários garotos da base tenham uma chance no Imortal bastante diferente pelo Brasileirão.

Um dos que o treinador gremista irá poupar é Everton “Cebolinha”, o principal jogador da equipe em 2019 e senão o principal do futebol brasileiro – na última edição da Copa América, vencida pela Seleção Brasileira, o camisa 11 foi o artilheiro da competição. Nos últimos meses, vários clubes da Europa tentaram contratar o ponta de 23 anos, mas o presidente Romildo Bolzan Jr conseguiu segurá-lo e já está encaminhando uma renovação com multa rescisória ainda mais elevada.
Diante de tudo isso, o Flamengo deve ter todo cuidado com o craque do time gaúcho, certo? Em partes. Como joga pelo lado esquerdo do ataque, provavelmente Everton terá a marcação do experiente Rafinha, que vem jogando muito bem em seu retorno ao futebol brasileiro. Na zona mista do Maracanã, após o empate com o São Paulo, o ala foi perguntado sobre a preocupação de marcar um dos melhores jogadores em atividades no Brasil.
O camisa 13 se mostrou tranquilo e até ironizou, com bom humor, o jogador do Imortal. “Marquei Robben e Ribéry por sete, oito anos, estou vacinado. Prova maior do que isso não tem (risos). Não tem escolha, no meu lado tem sempre os mais rápidos. Estou preparado”, afirmou Rafinha, lembrando os craques holandês e francês durante seus mais de 10 anos no Bayern de Munique.
Rafinha desdenhando do Éverton, Gabigol dizendo que nem sempre sai goleada, JJesus querendo interferir no adversário. O Flamengo não esperou ganhar títulos para se tornar arrogante. Curiosa essa postura.
— Sem Firulas (@sem_firulas) 29 de setembro de 2019
Ainda assim, o lateral prevê um grande duelo por vaga na final da Libertadores, principalmente pela qualidade do Grêmio. “Nós temos que nos preocupar com a equipe toda do Grêmio, é uma equipe muito forte. Tem grandes jogadores que podem decidir o jogo na frente, já jogam juntos há algum tempo. Mas temos que pensar na nossa equipe, em se preparar bem para este jogo. Eles têm grandes jogadores, mas nós também temos. Vai ser um grande espetáculo”, destacou Rafinha.