S
O Flamengo desembarcou em Doha, no Qatar, na manhã deste sábado (14), para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Os dirigentes cariocas, no entanto, já miram a temporada de 2020. O Rubro-Negro está interessado na contratação do colombiano Luis Orejuela, que defendeu o Cruzeiro em 2019, mas pertence ao Ajax, da Holanda.
A informação foi divulgada primeiramente pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, através de seu canal no Youtube. Mauro ainda informou o motivo do interesse do Flamengo no jogador colombiano. De acordo com o jornalista, João Paulo e Rodinei não conseguiram passar confiança para se tornarem os substitutos de Rafinha. Por isso, os dirigentes desejam adquirir Orejuela, embora ainda não tenha feito proposta oficial.
— A informação que já circula no Brasil do interesse do Flamengo em Orejuela, lateral do Cruzeiro, ela procede. O Flamengo está interessado neste jogador. É uma urgência do elenco rubro-negro contar com outro lateral-direito, além do Rafinha, já que João Lucas, que veio do Bangu, não conseguiu se firmar durante o Campeonato Brasileiro -, disse, antes de prosseguir:
— E o Rodinei, que teve várias chances, falhou seguidas vezes. É o ponto fraco do Flamengo a lateral-direita, quando Rafinha não está em ação. A queda de nível é muito acentuada. Flamengo já manteve contato com os representantes do atleta, mas ainda não fez proposta ao Cruzeiro para liberá-lo -, informou o jornalista.
Luis Orejuela foi revelado pelo Deportivo Cali, da Colômbia. Em 2017, o Ajax contratou o lateral-direito por 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões na cotação da época). Sem espaço na equipe holandesa, o jogador foi emprestado ao Cruzeiro, que tem até o próximo dia 31 para realizar a prioridade na compra do atleta, por 1,5 milhão de euro (algo em torno de R$ 6,5 milhões na cotação atual).
Orejuela, de 24 anos, tivera um início de temporada promissora no Cruzeiro. Demonstrando bastante qualidade e imposição física, o lateral participou de 35 jogos em 2019, marcou dois gols, mas não deu assistência. No entanto, ele foi bem no momento defensivo da equipe, acumulando 59 desarmes pelo time mineiro.