Neymar e Dorival Júnior em discussão durante Santos x Atlético-GO, em 2010 — Foto: AE
Dorival Junior, novo técnico do Athletico, chega ao clube paranaense com títulos na bagagem e também polêmicas. Jogador por 13 anos e técnico desde 2002, ele assinou um contrato de dois anos com o Furacão.
As principais conquistas como treinador são os dois Campeonatos Paulistas com o Santos (2010 e 2016) e a Copa do Brasil (2010), também com o Peixe, além da Recopa em 2011, com o Internacional. Ele também tem títulos estaduais com Figueirense (2004), Sport (2006), Coritiba (2008) e Inter (2012) no currículo.
Entre os desentendimentos, Dorival discutiu com o goleiro Diego Alves no Flamengo, e com Neymar, no Peixe. Confira abaixo:
Bate-boca com Neymar no Peixe
No Santos, Dorival teve um episódio envolvendo o atacante Neymar, talvez o mais famoso desentendimento com um jogador em sua carreira. Em 2010, o atacante ficou insatisfeito quando o técnico determinou que outro jogador (Marcel) cobrasse pênalti em jogo contra o Atlético-GO – o da famosa declaração de René Simões: "Estamos criando um monstro".
Neymar xingou Dorival, que rebateu ainda em campo: "Moleque do c*". Depois da partida, o técnico chamou o episódio de "problema sério" e prometeu punição ao jogador, mas perdeu a queda de braço mesmo após trabalho vitorioso na equipe santista. A diretoria foi contra a barração de Neymar e acabou demitindo Dorival Júnior por insubordinação poucos dias depois, após uma derrota para o Corinthians.
Neymar briga com técnico do Santos e causa polêmica
Insatisfação no São Paulo
Dorival comandou o São Paulo de julho de 2017 a março de 2018. Ele foi desligado do comando após uma derrota em um clássico contra o Palmeiras, por 2 a 0, pelo Paulistão. A campanha no estadual (cinco derrotas em 11 jogos) e a oscilação da equipe durante os jogos foram alguns dos motivos para a queda do treinador.
Em sua passagem pelo Morumbi, Dorival chegou a mostrar certa insatisfação, principalmente por não ter seus pedidos atendidos durante o período de contratações. Em uma de suas entrevistas, chegou a deixar claro que não havia solicitado as contratações de Nenê e Tréllez (autor de seis gols na temporada e também reserva), pois trabalhava com outros nomes na ocasião.
Dorival dirigiu o São Paulo em 40 jogos — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
- Vai e vem do Athletico: veja como está o mercado para 2020
- Tabela do Campeonato Paranaense
Flamengo
Dorival chegou ao Flamengo em setembro de 2018, com contrato curto de três meses e com a missão de apagar o incêndio causado pelas eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil. Sua chegada surtiu efeito imediato. A repetição do time titular rendeu frutos, mas também atrito.
Em novembro daquele ano, o goleiro Diego Alves discutiu asperamente com o técnico, no Ninho do Urubu, na frente de todo o elenco. No episódio, o camisa 1 não aceitou ir para a reserva, antes de um jogo contra o Paraná Clube, e se recusou a viajar para Curitiba. O clima esquentou, e os dois precisaram ser contidos por jogadores e pelo diretor Carlos Noval.
Publicamente,o treinador se esquivou da polêmica, enquanto o goleiro preferiu criticar a diretoria anterior do clube, e o assunto foi encerrado.
Dorival Junior treinou o Flamengo em 2018 — Foto: Gilvan de Souza
Em 2020, o Furacão vai disputar estadual, Supercopa, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. A reapresentação do time principal está marcada para o dia 6 de janeiro, no CT do Caju.
Últimos trabalhos de Dorival Junior
São Paulo
- 40 jogos
- 17 vitórias
- 11 empates
- 12 derrotas
- aproveitamento: 51,6%
Flamengo
- 12 jogos
- 7 vitórias
- 3 empates
- 2 derrotas
- aproveitamento: 66%
Mais notícias do esporte paranaense em globoesporte.com/pr