Por: Isabelle Costa e João Pedro Granette
Devido ao aumento dos casos do novo coronavírus no Brasil e lotação nos hospitais e laboratórios, os jogadores e comissão técnica da Portuguesa ainda não conseguiram realizar os exames para o teste da doença. A Lusa foi o último adversário do Flamengo e teve contato direto com o técnico Jorge Jesus, que testou positivo para a Covid-19 no primeiro exame. No entanto, até o momento, a delegação não conseguiu realizar os testes pela escassez de exames nos laboratórios no Rio de Janeiro.
Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, o presidente da Portuguesa, Marcelo Barros afirmou que o clube tentou realizar os exames desde que o resultado do teste de Jorge Jesus foi divulgado. Apesar da apreensão, o Departamento Médico da Portuguesa tem monitorado os jogadores e todos os envolvidos na partida contra o Flamengo, e, até o momento, ninguém apresentou nenhum sintoma para o novo coronavírus.
— A gente primeiro está monitorando os jogadores, porque está impossível de fazer exame, já tentamos em alguns locais e os laboratórios estão praticamente exclusivos para o Ministério da Saúde, então a gente está fazendo o monitoramento. Nenhum dos atletas, comissão técnica, ou funcionários que estiveram na partida, apresentou qualquer tipo de sintoma, então é um bom sinale já se passaram vários dias, então é aguardar. Ver se alguém consegue achar algum laboratório porque a gente não está conseguindo ninguém. Os laboratórios que a gente fez contato, estão todos à serviço do Ministério da Saúde. Por ter esse feedback dos jogadores e comissão, não estão sentindo nada, a gente ficou até ficou um pouco mais tranquilo. -, palavras do presidente da Portuguesa, Marcelo Barros.
O Flamengo entrou em campo contra a Portuguesa no sábado (14), pela terceira rodada da Taça Rio, no Maracanã. Neste confronto, ambas as delegações já sabiam do risco de contaminação, por conta do teste positivo para Covid-19 do dirigente da equipe Rubro-Negra, Maurício Gomes de Mattos. Porém, mesmo com a exposição, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro manteve a partida, e adotou portões fechados.
Jogadores, comissão técnica e funcionários do Departamento de Futebol do Flamengo realizaram exames para a Covid-19 na última sexta-feira (13), e o técnico Jorge Jesus testou positivo na primeira amostra. O clube divulgou o resultado do teste do treinador português nessa segunda-feira (17), e aguarda a contraprova para a conclusão do laudo médico. Pelas redes sociais, Jorge Jesus afirmou que não está com nenhum sintoma, mas segue em quarentena em seu apartamento na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.