A pandemia Mundial do novo coronavírus paralisou todas as competições nacionais e internacionais por tempo indeterminado. Com as suspensões, as federações e entidades precisaram começar a pensar nas possibilidades para os calendários, de modo a fazer com que nenhum clube saia prejudicado e que todos os campeonatos ainda possam ser disputados. No programa Expediente Futebol, da Fox Sports, Quesada avaliou as prováveis datas e explicou como salvar a temporada do futebol brasileiro.
– Se começar em maio com portões fechados, é possível com jogos às quartas e domingos (e aí se respeita essas sessenta horas), é possível terminar a temporada em dezembro. Início de dezembro como está marcado. Se começar em junho, aí não tem jeito, vai ter que jogar dezembro inteiro, vai ter que ter jogo no último dia de dezembro, aí já aproveita e faz a virada do ano, já faz a festa da virada. Se começar em julho, que é uma previsão bem pessimista, mas é uma previsão, aí não tem jeito. Vai ter que terminar no final de janeiro, início de fevereiro -, destacou o comentarista, antes de continuar.
– A previsão mais otimista, começando em maio, com portões fechados e aquelas cento e vinte e cinco pessoas no evento, contando com os jogadores dos dois times, arbitragem e tal, é possível terminar a temporada e dezembro. Aí alguém vai falar: “mas e a data Fifa?” Esquece a data Fifa! As Eliminatórias você pode deixar para o ano que vem, até porque só vai ser disputada, se é que vai ser, a partir de setembro… Então, apesar de todo o problema, e a gente não pode ficar aqui criando pânico… Mas é possível disputar todos esses 63 jogos. E a Libertadores pode começar um pouco mais tarde… Ainda é possível salvar a temporada do futebol brasileiro -, concluiu Quesada.
A temporada do futebol brasileiro inclui os Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, considerando que nenhuma competição tenha o seu formato alterado. Desta forma, os times encerrariam os estaduais, continuariam a disputa da Copa e entrariam em campo nas 38 rodadas do Brasileirão, além da fase de grupos da Copa Libertadores da América.