Por: Isabelle Costa
Devido a pandemia do novo coronavírus no Brasil, as entidades desportivas estudam cenários para o retorno dos campeonatos de futebol, que foram paralisados por tempo indeterminado. Em meio a esta situação, a Confederação Brasileira de Futebol vem analisando, junto com os clubes, como adequar as datas das suas competições, e projeta o retorno dos jogos em agosto, inicialmente. Estas alterações sugeridas acarretarão em consequentes mudanças nos calendários do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Pensando no ajuste do calendário, a CBF também tem sugerido o cancelamento dos Campeonatos Estaduais no Brasil, pela falta de datas no futuro. Antes da determinação do Ministério da Saúde para a adoção do isolamento social pela população, o início do Campeonato Brasileiro estava marcado para o dia 2 de maio. No entanto, com o aumento de casos da Covid-19 em todo território brasileiro, todas as atividades que envolvem o futebol foram suspensas por tempo indeterminado.
Em uma reunião realizada pela Confederação e os clubes, a entidade recomendou que as férias dos atletas e comissão técnica fossem prorrogadas por mais dez dias. Porém, mesmo com esta recomendação, Flamengo, Botafogo e Vasco optaram por manter a data de retomada aos treinamentos para o dia 21 de abril, próxima terça-feira. No entanto, a volta das atividades é considerada improvável, tendo em vista que a pandemia da Covid-19 evolui no Rio de Janeiro.