O Youtube é a principal plataforma de ‘compartilhamento de vídeos’ do mundo, de modo que se tornou uma ferramenta essencial, também, para os clubes de futebol. As agremiações aproveitam os serviços do site para, entre outras coisas, se aproximar de seus torcedores e ainda como ferramenta de marketing. Assim, em tempos modernos, os resultados/alcance na plataforma são indispensáveis.
Especialista em levantar dados sobre mídias sociais, a ‘Deportes & Finanzas’ catalogou os 10 clubes de futebol com mais visualizações no Youtube entre janeiro de 2018 e abril de 2020.
類 TAKE A LOOK! ⬇⚽ TOP 10 most popular football clubs in the world on #youtube!⏯Total accumulated views since January 1st 2018 1.@FCBarcelona2.@LFC3.@ManUtd4.@realmadrid5.@AlAhly 6.@ManCity7.@PSG_inside8.@Flamengo 9.@juventusfc 10.@Arsenal pic.twitter.com/IkM59ss4Uw
— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) April 18, 2020
O ‘top-10’, dominado por agremiações europeias, tem o Flamengo como único representante sul-americano. O ranking mostra ainda os badalados Barcelona, Liverpool e Paris Saint-Germain. Confira na tabela abaixo!
| # | Clube | Visualizações no Youtube (em milhões) |
| 1 | Barcelona | 822 |
| 2 | Liverpool | 599 |
| 3 | Manchester United | 390 |
| 4 | Real Madrid | 273 |
| 5 | Al-Ahly | 268 |
| 6 | Manchester City | 259 |
| 7 | Paris Saint-Germain | 257 |
| 8 | Flamengo | 227 |
| 9 | Juventus | 219 |
| 10 | Arsenal | 208 |

Para além do Flamengo, o único representante no ranking fora do Velho Continente é o Al-Ahly, do Egito. A lista mostra também a força midiática que o Barça ganhou nas últimas temporadas, e o interesse “repentino” nos Reds. Vale destacar também a visibilidade do futebol inglês, que colocou quatro equipes no ‘top-10’, e “efeito Cristiano Ronaldo” na Juventus.