O volante Jean Lucas, atualmente com 21 anos e jogando no Lyon, da França, foi revelado pelo Flamengo. O jogador começou no Mais Querido aos 16 anos de idade e, ao comando de Abel Braga, chegou a entrar em campo pela equipe principal. Responsável pelo autor do gol do título da Florida Cup, no início de 2019, Jean Lucas não teve muitas oportunidades e foi transferido para o Santos. Em entrevista ao jornalista Pedro Henrique Torre, da ESPN, o volante exaltou o trabalho de Jorge Sampaoli e destacou a importância do ex-treinador em sua trajetória.
– Foi a transferência que fui para o Santos, né. Cheguei lá e senti muito a forma de trabalho dele. Ele veio da Europa, totalmente diferente. No início dos treinos senti um pouco. Falava até para os jogadores: ‘caraca, a forma de trabalho dele é totalmente diferente, nunca treinei assim, nessa alta intensidade’. Porque ele falava para a gente que tinha de treinar como a gente joga, na mesma intensidade. Então cheguei lá com uma certa dificuldade de posicionamento. Pecava muito no posicionamento e ele falava que ia melhorar meu posicionamento, que eu ia ser um excelente volante e que ia me ajudar -, disse Jean, antes de completar:
– Então pedi ajuda a ele. Falei que fui para lá, tinha um ano para ficar. Falei: ´Professor, tenho um ano para ficar aqui, não vim a passeio, para conhecer a cidade. Vim para jogar. Quero que você me ajude a melhorar. Quero estar na seleção brasileira principal, quero que você me ajude’. Então a gente vai trabalhar, ele falou. Trabalhamos, ele sempre me incentivando nos jogos e ele foi muito importante nesse início de carreira -, concluiu.
Jean Lucas não chegou a ser treinado por Jorge Jesus, responsável pela mudança de patamar do Flamengo e implementação do “método europeu” nos treinamentos do Mais Querido, o que poderia ter influenciado em sua ida para a França. Todavia, o volante afirmou que acompanhou as conquistas do Mengão no ‘ano mágico’ e garantiu que ficou muito feliz pela equipe.