Devido à pandemia do novo coronavírus, o futebol segue paralisado na maior parte do mundo, mas as federações seguem estudando a melhor maneira para fazer com que a bola volte a rolar com segurança no fim de tudo isso. Com o calendário apertado para terminar as competições suspensas, a FIFA estuda um aumento nas substituições dos atletas nas partidas.
Segundo a agência Reuters, a ideia da entidade é aumentar de três alterações, para cinco. Com a possibilidade dos jogos serem em períodos mais curtos do que o normal, uma forma de descansar os atletas e evitar lesões por desgaste é tal medida.
A FIFA enviou a proposta, mas ainda precisa ter a aprovação da International Board (IFAB), que é a responsável pelas regras do futebol. Se aprovada, a medida será válida apenas para completar a temporada que está suspensa, voltando para três alterações nos anos seguintes.
A FIFA enviou uma nota para a agência “DPA” para explicar a ideia básica das cinco alterações durante as partidas de futebol pelo mundo.
– A segurança dos jogadores é uma das principais prioridades da Fifa. Uma preocupação a esse respeito é que a frequência das partidas pode aumentar o risco de possíveis lesões devido à sobrecarga do jogador. Diante disso e do desafio único enfrentado mundialmente na realização de competições de acordo com o calendário previsto, a Fifa propõe que um número maior de substituições seja temporariamente permitido.
A dinâmica do jogo também não sofrerá muito por conta desse aumento em duas substituições. A partida só poderá ser paralisada para substituições em três oportunidades, ou então os técnicos podem fazer as mudanças no intervalo, para que o tempo de bola rolando não seja afetado.