A ROLETA CHAMADA FLAMENGO

Meus amigos flamenguistas, vendo a entrevista que o Marcos Braz deu no último final de semana na Gávea, a sensação que tenho, e até mesmo uma quase certeza é que o Flamengo é gerido no modo aleatório, sem convicção ou mesmo planejamento de forma profissional como se pede o futebol nos dias atuais. A sensação é que voltamos aos anos 90 literalmente. E tenho provas disso: Campeonato Carioca na Band, Cine Privé de volta, Xuxa na Globo, só falta o retorno da banheira do Gugu.

Até poderia ser engraçado, mas a verdade é desesperadora. Gostaria muito de saber se o Landim, em suas empresas, manteria no cargo um gestor que desse 50 dias de férias aos seus subordinados, que não tivesse um planejamento para enfrentar à curto prazo desafios globais, que sumisse nos momentos de crise e principalmente não desse condições mínimas de trabalho para seu comandado principal.

Com certeza o Landim já teria modificado toda a estrutura da empresa para alcançar os objetivos e se manter no topo contra seus principais concorrentes. Porém, a estrutura política da qual é feita a manutenção de poder no Flamengo o impede de fazer isso, afinal de contas, vai bater de frente com o vereador que tem as organizadas em suas mãos e as impede de fazerem protestos de verdade e não o circo que vimos recentemente.

Quando foi feita a mudança de comando no futebol, foi contratado um treinador com características diferentes do elenco (não que isso seja ruim), e para isso funcionar você precisa adequar setores do elenco que foram pedidos ainda em janeiro e que até hoje não foram atendidas (a janela fecha dia 04/04). Pelo contrário, o volante que Vitor Pereira tinha que se ajustava ao seu modo de jogar foi vendido e até hoje não foi suprida a sua saída. Na lateral-esquerda, Filipe Luís tem mostrado a cada dia que o corpo já não é mais o mesmo e que precisa de um jogador para a posição. O mesmo ocorre do outro lado, Matehusinho vai ficar 40 dias afastado.

Eu queria muito entender como funciona o CIM (Centro de Inteligência do Flamengo) na busca de jogadores, porque o perfil é sempre o mesmo, jogador veterano que perdeu espaço na Europa e que virá ganhando muito. Qual a dificuldade de buscar jovens promissores e com potencial de crescimento no mercado vizinho? Qual o motivo da insistência no Ângelo?

Se você entrar no site do Flamengo (http://www.flamengo.com.br/comissao-tecnica) e olhar a comissão técnica, vai acabar se pergutando o que muitos fazem ali. Por exemplo, qual o papel do Bruno Spindel a não ser concordar com o Braz nas coletivas? Qual a formação dele para estar em posto estratégico do futebol? O que faz Fabinho Soldado? Juan? Gabriel Skinner (primo do Bap)?

Quem desses citados, incluindo o Braz, tem conhecimento de campo, tática e gestão de grupo para conversar em pé de igualdade com qualquer treinador que já tenha passado pelo clube e tratar de planejamento, intensidade de treinamento e até mesmo aconselhar o treinador sobre qual caminho tomar, dada a particularidade do nosso futebol?

O futebol do Flamengo é uma roleta, você escolhe um número e torce para que dê certo, se der certo é campeão, se não você tenta outro número. Os títulos recentes do Flamengo foram todos no modo aleatório, não houve planejamento, convicção ou tempo de trabalho. Não houve balanço e análise de desempenho de treinador x ou y. Não fosse pelo poderio financeiro do clube, tenho dúvidas se essa gestão teria consquistado o que conquistou.

Será que a presença de um Diretor de Futebol remunerado e que seja um top no mundo da bola, jogaria o vereador para escanteio e isso tiraria o seu protagonismo? Será que é por isso que não contratam este profissional para ajudar o técnico e é mais fácil contratar outro e assim esperar que a bolinha caia no número escolhido?

E para completar o roteiro de filme de terror, o grupo político que apoia o Landim ainda quer ampliar o seu atual mandato e até mesmo autorizar uma nova reeleição. Um aviso aos desavisados, foi assim que o antes midiático e exemplar São Paulo, deixou de ser Soberano para brigar por vaga em Sulamericana.

Lembrando apenas que a roleta até pode ser vermelha e preta, mas sempre tem o verde para te fazer perder.

Saudações Rubro-Negras

Fonte: null

Share this content: