• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

CORRAM ATRÁS

Muita gente não faz ideia, mas foi AQUI no FlaRJ, há uns 20 anos atrás, que começou a luta pela conscientização dos nossos torcedores sobre uma ESCANCARADA parcialidade da mídia a favor dos times paulistas.

Por sinal, foi a percepção da existência de torcedores incomodados, como eu, o motivo da minha união a eles (Weiss, Fabiano, Marco, Sidney, Borini e alguns outros que infelizmente minha memória não alcança), me fixasse aqui e comprasse essa briga.

Por isso, é imensamente gratificante perceber, depois de TANTOS anos, a quantidade de torcedores nossos (inclusive formadores de opinião) igualmente insatisfeitos com essa prática vergonhosa e desleal. Um crescimento em progressão geométrica, amplificando nossa voz e não permitindo que esse comportamento passe despercebido.

O problema é que, para sermos realmente ouvidos, para chegarmos onde pretendemos, precisamos estar unidos, utilizar o PODER da Nação, e escolher melhor a quem dar audiência. Caso contrário, vamos continuar engolindo esse prato indigesto oferecido pelas TVs:

FOX Sports - Programa “Fox Rádio”– Apresentador Benja e Mano FIXO.
Programa “Expediente Futebol” - Quessada FIXO (além de eventual apresentador) e Mauro Naves acaba de chegar.

ESPN – Programa “Bate Bola” do meio-dia - Apresentador Bruno Vicari, além de Celso Unzelt FIXO (fora os convidados).
Programa “Futebol na Veia” - Zé Elias e Calçade FIXOS no programa da tarde, além de, eventualmente, Kfoury Filho (que também é fixo no Programa Sportcenter).

SPORTV – Programa Sportv News da manhã - Lofredo e Fabíola fixos.
Programa “Seleção Sportv” - Apresentador Rizek e Cereto FIXO (que é o apresentador substituto e era apresentador do extinto Programa “Acabou a Brincadeira”), além da presença frequente de Ana Thaís e Casagrande.
“Grande Círculo” - Apresentador do programa é Milton Leite, principal narrador de futebol da emissora.
“BEM AMIGOS” – Bodão fixo e Casagrande quase isso.

OBS: Antes que me cobrem, não me esqueci do Programa do Neto. Apenas me restringi aos programas de “especialistas” em futebol com QI superior a dois dígitos.

Sabem qual é a coincidência entre TODOS esses nomes acima? Acreditem, TODOS são torcedores do “Curintia”. Isso mesmo!

E fiz questão de informar quem são os apresentadores, pois É DELES a condução dos assuntos debatidos nos programas. Note-se, me limitei apenas aos comentaristas / torcedores de um dos clubes de São Paulo.

O fato é que, nessas Resenhas de TV, em 90% delas, não há UM ÚNICO rubronegro sequer e, estejam certos, NENHUM deles tem interesse no nosso sucesso. São programas feitos por paulistas e direcionados especialmente aos torcedores de times paulistas.

Só que, para azar desses, hoje, se o assunto é futebol e se limita ao que acontece dentro das quatro linhas, é absolutamente impossível não se referir ao Flamengo e improvável a citação não ser elogiosa. Só não devemos ser ingênuos a ponto de acreditar estarem eles satisfeitos com esta situação. “Nas internas”, vão nos Secar igualzinho qualquer torcedor arco-íris de boteco.

Na mídia atual, torcer por nós de verdade, só Mauro César e João Guilherme. Fora esses, apenas um Marcelo Barreto (pra Lá de Light) e Galvão Bueno (cada vez mais confuso, com problemas de saúde e próximo da aposentadoria), podemos considerar dos nossos também.

Para quem quer se manter bem informado sobre Flamengo (sem conviver com a inveja, despeito, ou veneno escorrendo pelo canto da boca), basta buscar espaços verdadeiramente rubronegros, como o “Coluna do Flamengo”, “Urubucam”, “Histórias de Torcedor”, “FLA-TV” etc., além do nosso FLARJ.


Também há matérias de outros rubronegros no YouTube bem interessantes. Em qualquer desses locais vocês encontrarão aqueles que VERDADEIRAMENTE pensam, sentem e torcem como nós. E, exatamente por isso, são esses espaços que merecem sua atenção e audiência. Só dessa forma podemos mostrar ao mercado, o poder das escolhas de um contingente com 20% da população do país.

O Flamengo SOLTOU suas amarras (
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2020/03/10/como-o-flamengo-se-livrou-da-dependencia-da-globo-para-obter-emprestimos.htm) e não vai ser entupindo as Resenhas de TV com formadores de opinião torcedores de adversários, trocando gramado, impedindo venda de mando de campo ou mesmo se valendo de arbitragens mal intencionadas (inventando pênaltis nos finais e expulsões no início), que conseguirão impedir nosso sucesso. Por MUITO TEMPO AINDA, nossos adversários vão ter é que se sentar na poltrona, assistir a gente jogar e se controlar para não aplaudir.

O SEGUNDO PASSO

Sobre o jogo de hoje, todo cuidado é pouco. Esse Barcelona de Guaiaquil, desde 2017, tem o hábito de entregar a rapadura em casa e vencer fora! E, como na primeira rodada essa tendência se confirmou (tomou de 3 a 0 em casa), não convém facilitar.

Um “Odiador de Barbadas” Juramentado, como esse que lhes escreve, se contenta com uma vitória por qualquer placar. Uma vitória nos deixará a apenas quatro pontos (em quatro rodadas) da próxima fase. A partir daí, como o adversário seguinte sai por sorteio, pode vir qualquer um que eu sou mais os escolhidos por Jesus.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!
 

Escrito por Ricardo Perez