O MELHOR ATACANTE DESTE SÉCULO

Gabriel Barbosa, o Gabigol, completa hoje 27 anos; cinco anos de sua vida são vividos dentro do Flamengo. E desde a sua chegada, que para os de pouca memória, foi por acaso, afinal de contas a diretoria queria o centroavante Pablo (quem?) para ser o camisa 9 da Gávea e o então técnico da época, a primeira escolha da gestão Landim, não aceitava muito a chegada de Gabigol.

De lá para cá Gabigol conviveu com perdas e com vitórias, já em seu primeiro ano de clube foi campeão estadual, brasileiro (artilheiro) e da Libertadores (artilheiro). Naquela temporada balançou as redes por 43 vezes, sua melhor temporada no clube. Ainda assim, nas demais temporadas, Gabigol foi fazendo gols e colecionando títulos e artilharia. Nas outras temporadas, Gabigol fez 27 gols em 2020 (ano em que menos jogou pelo Flamengo), 34 gols em 2021 e 29 gols ano passado. Lembrando que ele fez 14 gols em decisões pelo Flamengo, sendo quatro em finais de Libertadores onde vencemos duas. Na atual temporada, em má fase, Gabigol tem 20 gols até o momento.

Como forma de comparação com os atacantes badalados no Brasil, vejam quantos gols cada um marcou até o momento:

Gérman Cano – 31

Tiquinho Soares – 25

Hulk – 22

Vitor Roque – 19

Suarez – 14

Rony – 14

Caleri – 10

Luciano – 9

Ou seja, todos vivendo suas melhores fase e a maioria em times equilibrados e com uma estrutura sem paternalismo e mais profissional que a do Flamengo versão 2023.

Ainda assim, o Gabigol tem 20 gols com a camisa do Flamengo nesta temporada. Sei que vão começar a dizer: "ele perde muitos gols"; "tem só um gol de bola rolando"; "é quem mais perde chances claras no campeonato"; e ainda assim tem mais gols que os super badalados de outras equipes.

Quantos gols teria Gabigol atuando pelo Palmeiras, pelo Botafogo ou pelo Fluminense? Será que o problema do Flamengo se resume apenas ao Gabriel Barbosa? Será que a temporada patética do Flamengo de 2023 é por que o Gabigol resolveu ser camisa 10? Seria o Gabigol agora o responsável pela "panela" que antes era comandada pelos Diegos?

Os problemas estão longe de serem causados pelo Gabigol, e me espanta parte da torcida comprar essa narrativa ao ponto de alguns imbecis, a mando de alguém, irem pra chuva protestar na frente da casa do jogador que comemorava seu aniversário. Quem será que ganha com esse tipo de "protesto"? Quem tem interesse em minar o melhor atacante do Flamengo do século 21? Por que não vemos tal tipo de protesto na frente da casa de alguns dirigentes ou mesmo na Gávea?

Nós sabemos quais são as raízes deste problema, porém iremos conviver com os mesmos até dezembro de 2024 quando teremos mudanças na diretoria (assim espero).

Saudações Rubro-Negras!

Fonte: null

Share this content: