90 anos: com Pelé, Garrincha e 100 mil, duelo Atlético-MG x Flamengo coleciona histórias além de …

Daqui um mês, o confronto entre Atlético-MG e Flamengo completará 90 anos de disputa. Neste sábado, os times medem força no Estádio Independência pela sexta rodada do Brasileirão 2019, às 19h (de Brasília) – clique aqui e saiba mais. O Galo pode igualar o número de vitórias do Fla na competição (24 a 23).

+ Leia mais notícias do Atlético-MG
+ Leia mais notícias do Flamengo

Rivais históricos, alvinegros e rubro-negros acumulam histórias que vão além das disputas memoráveis e polêmicas dos esquadrões da década de 1980, comandados por Reinaldo e Zico. Ambos, inclusive, se encontraram pela primeira vez bem antes daqueles jogos empolgantes quando os times eram a base da seleção brasileira. O duelo ainda teve presença de Pelé em jogo beneficente e homenagem a Garrincha no Mineirão.

Foi num Atlético-MG x Flamengo, por exemplo, que o Gigante da Pampulha recebeu, pela última vez, um público pagante superior a 100 mil pessoas, marca esta que o Fla cansou de colocar no Maracanã.

O início

17 de junho de 1929
Atlético-MG 2×3 Flamengo
Primeiro jogo da história entre Atlético e Flamengo completará 90 anos daqui um mês. Disputado em caráter amistoso no antigo Estádio Antônio Carlos, onde hoje se encontra o Diamond Mall, o qual teve 50,1% vendido pelo Galo para viabilizar o projeto da Arena MRV. O Flamengo venceu por 3 a 2, com hat-trick de Fragoso contra um Atlético-MG que contava com o trio maldito Said, Jairo e Mário de Castro.

Neutro?

27 de janeiro de 1951
Atlético-MG 2×2 Flamengo
Novamente num amistoso, o Atlético tinha o Antônio Carlos e também o Independência para atuar. Entretanto, recebeu o Rubro-Negro no extinto Estádio da Alameda (Otacílio Negrão de Lima), de propriedade do América. Atualmente, o terreno comporta um supermercado em Belo Horizonte.

Primeira vez no Horto

8 de fevereiro de 1953
Atlético-MG 1×2 Flamengo
Construído para a Copa do Mundo de 1950, o Independência virou também casa do Atlético. A primeira partida entre alvinegros e rubro-negros, no Horto, foi só três anos depois. Vitória carioca por 2 a 1 no velho Independência, mesmo local, reformulado, do confronto deste sábado.

No Maraca

15 de novembro de 1955
Flamengo 4×0 Atlético-MG
A primeira partida do Atlético no Maracanã foi justamente diante do Flamengo. No dia do aniversário de 60 anos do Rubro-Negro, a equipe carioca venceu os mineiros por 4 a 0. O time rubro-negro tinha Zagalo e Dida no ataque. O Galo era comandado por Paulinho Valentim, que viraria ídolo do Botafogo. Quem roubou a cena mesmo foi outro Paulinho, do Flamengo, com dois gols. O Atlético era tricampeão mineiro.

No aniversário de 60 anos do Flamengo, o Atlético-MG foi goleado por 4 a 0 no Maracanã — Foto: Reprodução O Globo de 16/11/1955

1º oficial

2 de abril de 1967
Atlético-MG 3×1 Flamengo
Depois de 25 amistosos seguidos, Atlético e Flamengo fizeram o primeiro jogo oficial da história do duelo em 1967, pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão). Ambos foram eliminados na primeira fase (grupo) num campeonato em que o Palmeiras seria o campeão.

Homenagem no Mineirão

10 de dezembro de 1968
Atlético-MG 2×2 Flamengo
Garrincha era a estrela da companhia do Flamengo. O Atlético receberia a comitiva carioca para amistoso no Mineirão. O "anjo das pernas tortas" ganharia placa de bronze do Estádio Magalhães Pinto em homenagem à carreira. O bicampeão mundial foi substituído durante o empate de 2 a 2. Logo depois, o Galo encararia o Seleção da Iugoslávia, vestido de verde e amarelo, e representando a Seleção Brasileira.

Manchete do jornal O Globo sobre a chegada de Garrincha a Belo Horizonte para encarar o Galo — Foto: O Globo de 10/12/1968

Entrega de faixas

24 de janeiro de 1972
Atlético-MG 2×1 Flamengo
Vencedor do campeonato brasileiro de 1971, o Atlético fez o primeiro jogo no ano seguinte em amistoso diante do Flamengo. Com Telê Santana temeroso quanto à condição física do elenco, o jogo no Mineirão teve entrega de faixas de campeão por parte dos atletas do Flamengo aos jogadores alvinegros.

Reinaldo x Zico

16 de setembro de 1973
Atlético-MG 3×0 Flamengo
Pelo Campeonato Brasileiro, os maiores ídolos dos dois clubes se enfrentaram pela primeira vez. Reinaldo, "baby craque" do Galo, tinha apenas 16 anos e, sob comando de Telê Santana, fez um dos gols da vitória alvinegra no Mineirão contra o Flamengo onde Zico, aos 20 anos, fazia o ataque com Dadá Maravilha. Rei x Galinho seria um confronto marcante na década seguinte, com decisão de Brasileirão e de fase de grupos da Copa Libertadores.

Zico e Reinaldo, na foto acima já como estrelas de Flamengo e Atlético-MG, duelaram pela primeira vez em 1973 — Foto: Divulgação

Vossa majestade, o Rei

6 de abril de 1979
Flamengo 5×1 Atlético-MG
Em um amistoso organizado para arrecadar donativos para vítimas de enchente em Minas Gerais, o Flamengo recebeu o Atlético no Maracanã com um reforço invejável. Pelé, aos 39 anos, deixava a aposentadoria para vestir a camisa 10. O Galo, desfalcado de Reinaldo e com Dadá Maravilha, abriu o placar com Marcelo Oliveira. Mas logo Zico fez três gols e a goleada se construiu. Foi o último jogo de Dadá pelo Atlético, num total de 290 partidas e 211 gols. Quase 140 mil pessoas foram ao Mário Filho, com renda doada aos atingidos pela tragédia climática que atingiu Minas e o Espírito Santo.

Em 1979, Pelé veste a 10 do Flamengo em amistoso com o Atletico-MG

Lotação

4 de fevereiro de 1987
Atlético-MG 1×0 Flamengo
O Atlético venceu o Flamengo por 1 a 0 por jogo válido pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro de 1986, que registrou, pela última vez, mais de 100 mil pagantes no Mineirão. Foram 107.497 torcedores comprando ingressos. O Galo precisava de uma vitória simples, e conseguiu com gol de Nelinho, de pênalti. Eliminou o Flamengo e enfrentaria o Cruzeiro nas quartas. Chegaria até a semifinal, eliminado pelo Guarani.

Atlético-MG elimina Flamengo do Brasileiro de 1986

Na lama

30 de março de 1991
Flamengo 1×3 Atlético-MG
Uma forte chuva atingiu o Rio de Janeiro e castigou o gramado do Maracanã a ponto de os jogos marcados para o estádio serem transferidos de praça. Foi o caso de Flamengo x Atlético pela 10ª rodada do Brasileirão de 1991. O clássico de grandes torcidas foi parar no pequeno estádio da Gávea, na sede do Rubro-Negro, com cerca de 5 mil espectadores. O gramado, mal aparado na véspera, enlameado, favoreceu o jogo do Galo, que venceu por 3 a 1.

Com Maracanã interditado, Flamengo recebe o Atlético-MG na Gávea pelo Brasileiro de 1991

Campeões mundiais

8 de fevereiro de 1995
Atlético-MG 3×2 Flamengo
Dois campeões mundiais com papel crucial na conquista do Tetra se enfrentavam no Mineirão. Ainda em clima de pré-temporada, Taffarel fazia a estreia pelo Galo. Do outro lado, Romário havia feito o primeiro jogo com a camisa do Flamengo na partida anterior, em amistoso diante do Uruguai. O Galo venceu por 3 a 2 num duelo entre Levir Culpi e Vanderlei Luxemburgo, no ano do centenário do Flamengo.

Na estreia de Taffarel, Atlético-MG vence o Flamengo em amistoso no Mineirão

Fonte: https://globoesporte.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/90-anos-com-pele-garrincha-e-100-mil-duelo-atletico-mg-x-flamengo-coleciona-historias-alem-de-1981.ghtml

Share this content: