Após anos batendo na trave e se frustrando com contratações caras e de pouco retorno esportivo, o Flamengo parece ter encontrado, finalmente, a fórmula de sucesso para prosperar no Campeonato Brasileiro.
O futebol agudo e eficiente, as quatro vitórias consecutivas e a liderança folgada tem uma explicação: a promoção e o respaldo aos ‘Garotos do Ninho’. Como destaca o UOL Esportes, o Rubro-Negro já utilizou oito jovens da base nas primeiras dez rodadas do Campeonato: César, Léo Duarte, Thuler, Jean Lucas, Vizeu, Lincoln, Paquetá e Vinícius Júnior.
Década de 80, quando o Flamengo ganhava tudo, fazia craque em casa. Voltou a fazer. Ninguém segura o Flamengo mais..
— G1 FLA – ‘Galvão…’ ‘Fala Tino…’ ‘Sentiu.’ (@G1_FLA) 8 de junho de 2018
Se antes o Fla adotava uma política de preterir seus jovens valores em detrimento de medalhões, hoje Paquetá e Vinícius Júnior comandam a equipe como ‘apoio de luxo’ de jogadores renomados como Diego, Éverton Ribeiro e Juan, também revelado na Gávea.
Com 15 ‘pratas da casa’ no elenco profissional, o Fla se torna uma vitrine de sucesso no futebol estrangeiro. Vinícius Júnior, já negociado ao Real Madrid, rendeu 45 milhões de euros aos cofres rubro-negros. Vizeu rumará à Udinese-ITA, enquanto Paquetá desperta interesse de gigantes da Europa.
Sem forçar a barra mas percebo no Fla uma pequena mudança que se mantida no médio prazo será fantástica: o resgate da base. Sempre disse pra jogar com esse manto, o cara tem que conhecer o clube. Craque o Flamengo faz em casa.
— Rafael (@rafaelscontabil) 26 de maio de 2018