A maratona Rubro Negra!

Caros Rubro Negros,

Acredito que todos conheçam a Maratona, prova nobre das olimpíadas modernas inspirada no trajeto percorrido por Fidípedes na época da Grécia antiga, hoje sendo disputada pela distância de 42 quilômetros acrescidos de mais 145 metros. Mas, o que dizer de uma Maratona com duração de mais de 6 meses? Pois hoje, pela Copa do Brasil, contra o Atlético GO temos o começo de uma autêntica Maratona Rubro Negra, com duração até o inicio de Dezembro.

Explico: se tudo der certo para o Flamengo daqui para até o fim do ano serão 38 jogos do Brasileiro, mais 8 da Copa do Brasil, 9 da Libertadores e mais 2 jogos desgarrados da esquecida e natimorta Primeira Liga, totalizando 57 partidas em coisa de 30 semanas. Existe a possibilidade de fazermos 10 jogos dentro de um único mês! Não quero nem contar com os jogos do Mundial ( se Deus quiser estaremos lá ). Encerro minha contagem na última rodada do campeonato Brasileiro, que acredito ser após a final da Libertadores. Enfim, com essa quantidade de jogos em tão pouco tempo teremos partidas quarta e domingo praticamente todas as semanas. A isso, acrescente as viagens e deslocamentos. Além do desgaste físico ( cujo os efeitos foram vistos inloccoano passado ) e da chance de lesões, a parte técnica fica seriamente prejudicada, uma vez que poucos treinos poderão ser feitos em prol da recuperação dos atletas e mesmo já visando a logística do jogo seguinte.

Não é preciso lembrar que o futebol é um esporte cada vez mais físico, cada vez mais intenso. Não há mais espaço para “miguelar”. Taticamente todos tem um papel importante a exercer. E pra isso é muito importante contar com os atletas “nos cascos” fisicamente. E pra isso é necessário planejamento e tranquilidade. Planejamento por parte da comissão técnica e tranquilidade por parte da torcida.

Por exemplo, o mais provável é que no jogo de hoje tenhamos em campo uma equipe com todos os jogadores considerados reservas, por conta do esforço físico nos últimos 4 jogos. Entendo isso e concordo. Contudo é preciso admitir que isso pode sim causar um réves inesperado em algum momento. E nem por isso tudo estará perdido. É preciso ter calma e priorizar o que de fato for mais importante, quando for o caso. Vale ressaltar que na minha humilde opinião, para o seguimento da temporada, é mais interessante o conceito de rodar o elenco, trocando algumas peças por vez ao invés de trocar todo o time. Isso mantém a coesão do time, da rodagem ao elenco e dá o descanso necessário àqueles que precisam.

Esse será mais um desafio para o Zé Ricardo. Fazer a equipe continuar mostrando evolução, consistência e equilíbrio, mesmo contando com poucos treinos e parcos períodos de descanso. O apoio da Magnética será fundamental para isso. E a força do nosso elenco será testada a todo momento para passarmos por essa maratona e conseguirmos estar no lugar mais alto do pódio no fim do ano. Quem viver, verá!

Opine, elogie, critique…Participe!!E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!!O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Pixotada: Colocar em borderô de jogo cota de TV pró rata? Misturar renda de bilheteria com cota de TV? Isso é algo… inusitado, para dizer o mínimo. Me parece um subterfúgio para tentar mascarar o fracasso que é o campeonato. Mas não adianta tapar o sol com a peneira… Para vias de comparação, use do mesmo instrumento “inusitado” para avaliar o Campeonato Brasileiro. O Estadual continua sendo um atraso no planejamento e no ano de times como o Flamengo. Pronto. É a última vez no ano que falo do Ferjão!

Cumpriu tabela:Vazamento de informações. A informação sobre o Everton Ribeiro meio que vinha sendo tratada como boato ou mesmo como informação “em off”e sem fonte. Quando ela foi divulgada, até de forma um tanto “atabalhoada”, no fim do Ferjão pelo bom jornalista Eric Faria, isso pode ter indiretamente prejudicado o Fla de alguma forma. Agora vai existir uma pressão pela contratação do jogador. Inclusive já tem intrometido querendo atravessar o samba do Fla. E eu não duvido que seja apenas pra inflacionar o mercado. E se o jogador não vier aposto que vai ter gente falando em chapéu, banana, muquirana, “gasta o dinheiro do Vinicius”,etc. Desnecessário. Só não foi uma “pixotada” por que, no fim das contas, é difícil evitar isso em um clube do tamanho do Fla. E convenhamos, tem acontecido bem menos do que em outras épocas.

Golaço:Ederson. Ao que tudo indica teremos a volta desse jogador no qual deposito grande esperança. Que os deuses do futebol protejam nosso jogador e que ele possa mostrar o quão útil pode ser para o Mengão nesse ano de 2017.

Seção Gato Mestre: Flamengo 1 x 0 Atlético GO. Caso se confirme a escalação de uma equipe 100% reserva prevejo um jogo muito duro…até mesmo de assistir. Me lembro da nossa atuação contra o América MG pela Primeira Liga ( Ainda existe???). Normalmente times reservas carecem de entrosamento e ritmo de jogo. Mas acredito na força de nosso elenco. De toda forma, esses jogos sempre tem o lado bom de podermos ver jogadores que não costumamos ver normalmente e podemos ter algumas boas surpresas. Sem falar que muitos deles devem estar sedentos pra jogar e mostrar o seu valor.

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/05/a-maratona-rubro-negra/

Share this content: