A competição mudou, mas o resultado é o mesmo. Pela rodada de abertura da segunda etapa do Campeonato Brasileiro (CBLoL) de League of Legends, a IDM Gaming volta a bater o Flamengo eSports,por 2 a 1, neste domingo (10) É a terceira vitória da equipe sobre os Rubro-Negros. Presente em todos os triunfos, o atirador Matheus “Sarkis” Guimarães, não perde a oportunidade e crava: “estão virando fregueses”
“É muito bom jogar contra o Flamengo. É sempre um confronto muito pegado de se jogar. Já nos enfrentamos algumas vezes e, na maioria, saímos vitoriosos”, aponta o atirador. Sarkis acredita que, mais uma vez, o Rubro-Negro subestimou a IDM, o que foi um erro. “Hoje, novamente, eles colocaram a gente de segundo plano, mas, mais uma vez, provamos que a IDM não é segundo plano e que estamos vindo fortes no campeonato para continuarmos surpreendendo qualquer um que nos subestimar”, afirma categoricamente.
O atirador continua dizendo que o time “só está com o pensamento de focar em si mesmo e não pensar no que os outros acham da equipe, tentando sempre fazer o melhor para vencer os jogos”.
A IDM tem muitos motivos para comemorar, já que estreou na principal competição do País com o pé direito, derrotando aquela que é uma das equipes mais badaladas do CBLoL e que vem se tornando a principal rival dos Gorilas. Contudo, o time apresentou erros que, nas próximas rodadas, podem ser bastante explorados pelos outros participantes do CBLoL.
Na segunda partida da série melhor de três (md3) a equipe foi amplamente dominada pelo Flamengo e não soube reagir a estratégia montada pelo Rubro-Negro. Sarkis admite que a composição flamenguista pegou a IDM de surpresa, apesar dos jogadores já terem visto esse estilo de jogo nas filas ranqueadas. “O draft deles, realmente, nos surpreendeu”, afirma o atirador.
“É um estilo de jogo que você deixa o atirador muito forte com dois suportes. Só que a gente não tinha um meio efetivo de responder, que era apenas me deixar muito na frente da Kai´Sa”, explicou Sarkis. De acordo com o jogador, a IDM pecou na execução de algumas jogadas, que acabou deixando a dupla da rota inferior na desvantagem. “A gente precisava, simplesmente, do terceiro item, porém eles forçaram bem o Barão e nós fomos emboscados. Fomos bem surpreendidos e não soubemos lidar”, admitiu
Uma das novidades da IDM para essa etapa do CBLoL, o topo Mateus “Fitz” Cayres revela que todos dentro da equipe esperavam estrear com o pé direito diante o Flamengo, mas acha “que a gente jogou muito mal alguns aspectos do jogo”.
De acordo com o topo, a situação vivida pela IDM na segunda partida da série era algo que a equipe “não tinha enfrentado ainda”. “Sabíamos porque nas filas ranqueadas acontece muito, só que não sabíamos, literalmente, a resposta. Também, a gente pegou o Vladmir, sem saber a estratégia deles. Então, não é uma boa escolha para [jogar contra] essa estratégia. Ele não é muito bom contra duas pessoas e também não é muito bom no início do jogo. Então, mérito deles”, analisa.
AVISO: NÃO SUBESTIMEM A IDM
Mesmo tendo vencido a primeira etapa do torneio da 2ª divisão brasileira com ótima apresentação durante a Fase Eliminatória, na qual derrotou duas das favoritas ao título – Operation Kino e Flamengo -, a IDM Gaming entrou no CBLoL sob olhar de desconfiança da comunidade e não sendo cogitada como uma das candidatas ao título.
Lúcido, Fitz diz que “a gente nunca se achou o time mais fraco e nem também o time mais forte”, “mas sabemos que se continuarmos crescendo toda semana, podemos chegar num nível muito bom”. “O pessoal não pode nos subestimar”, avisa o topo.
META ENLOUQUECEDOR
Com a implementação do patch 8.11 o League of Legends chegou num ponto em que, praticamente, todos os campeões existentes no jogo se tornaram viáveis no competitivo, o que, na opinião de muitos, deixou tudo mais divertido porque o meta não ficou preso a determinadas escolhas, enquanto outros criticam a quebra do padrão.
“Bizzardo”. É desta forma que Sarkis classifica o atual meta competitivo da modalidade “porque você pode jogar, literalmente, com qualquer coisa na rota inferior”. O atirador diz ter visto “muita gente na Coreia utilizando picks diferentes, como Vladmir, Irelia e Yasuo” e explica que o “princípio é você snowballar a rota inferior a ponto de ficar tão na frente que você consiga ganhar o jogo aos 20 minutos, quando o primeiro barão nascer”.
Para o jogador, como os campeões destinados aos atiradores “foram bem nerfados”, “fica meio ruim de você ter um herói tão frágil, que demora muito para crescer”. Sarkis aponta ainda que “se você jogar o novo meta contra o antigo não errando no começo, você vai ganhar”.
Fitz revela que os treinos para a rodada de abertura no novo patch foram “muito engraçados”. Segundo o jogador, “o meta na rota superior não mudou tanto, assim como na rota central”, mas sim na selva e na rota inferior. O topo analisa as modificações dizendo que “é muito difícil para você se adaptar dentro do jogo ao tomar um cheese e também em ter de ficar pensando nas combinações, quais são os melhores picks, a melhor forma de jogar”.
Nesse quesito, o topo acredita que a IDM saiu na frente por achar “que todo mundo sabia disso e conseguiu se adaptar bem”.