O Flamengo foi o Campeão Carioca de 2020. Além do título, o elenco Rubro-Negro garantiu presença na Seleção do Campeonato em votação realizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. A seleção é formada por onze atletas e dois treinadores. São sete jogadores do Mais Querido, além do ex-técnico Jorge Jesus. Os jogadores são: Rodrigo Caio, Rafinha, Filipe Luís, Gerson, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol – eleito também o craque do Estadual.
Confira a nota da FERJ:
“A seleção do Campeonato Carioca de 2020 está eleita. Os técnicos que comandaram os clubes na disputa da Série A votaram nos melhores de cada posição. Por critério, só puderam votar em três jogadores de seu clube e não votar em si para melhor treinador. Paulo Autuori, do Botafogo, não votou, mas justificou pelos poucos jogos que comandou no Carioca.
Com vocação ofensiva, a seleção do Campeonato mais charmoso do Brasil está no esquema 4-3-3. Houve empate na lateral esquerda e no treinador. Gabriel, do Flamengo, foi escolhido o craque.
Douglas (Volta Redonda) 4 votos
Rafinha (Flamengo) 6 votos
Jean Victor (Boavista) e Filipe Luís (Flamengo) 4 votos
Rodrigo Caio (Flamengo) 10 votos
Marcelo Benevenuto (Botafogo) 4 votos
Gérson (Flamengo) 10 votos
Nenê (Fluminense) 6 votos
Everton Ribeiro (Flamengo) 6 votos
Gabriel (Flamengo) 10 votos
João Carlos (Volta Redonda) 6 votos
Bruno Henrique (Flamengo) 6 votos
Craque: Gabriel (Flamengo ) 4 votos
Técnico: Odair Hellmann (Fluminense) e Jorge Jesus (Flamengo) 4 votos”
Com a conquista do Estadual de 2020, o Flamengo ergueu pela 36ª vez a taça e é o maior campeão Carioca da história. Se analisarmos os últimos 25 anos, percebemos que a hegemonia Rubro-Negra já acontece desde 1996. De lá para cá, foram 13 títulos, enquanto os rivais, juntos, somam 12.