Apesar de toda a expectativa sobre Matheus França, o Flamengo venceu na estreia no Carioca com o protagonismo de outra joia da base. Lázaro, de 19 anos, provou novamente que pode ser útil ao clube em campo e marcou os gols da vitória de 2 a 1 sobre a Portuguesa.

A apresentação da garotada da base no estádio Luso-Brasileiro foi boa como um todo. Sob o comando de Fabio Mathias, o Flamengo buscou o controle das ações e jogou com pressão em cima da defesa do adversário desde o princípio.

Em um modelo tático semelhante ao do time principal, treinado por Paulo Sousa, os atacantes atuavam bem abertos, com Matheus França, Thiaguinho, Lázaro e André com muita movimentação.

A intensidade de todas as peças é um cardápio do bufê em que o Flamengo e seu comandante podem se servir para repor a saída de Michael, que tem a venda ao Al Hilal encaminhada.

A capacidade técnica e tática do quarteto juvenil gerou a primeira oportunidade na roubada de bola na intermediária da Portuguesa. André arrancou bem, foi derrubado na área, e Lázaro abriu o placar cobrando pênalti, logo aos cinco minutos.

Mas o adversário não se acovardou. Embora tenha jogado compacto, conseguiu sair e incomodar o Flamengo. Com bolas nas costas dos laterais, a Portuguesa criou triangulações e entrou na área para finalizar. Na melhor chance, o goleiro Matheus Cunha salvou com o pé, no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Flamengo tornou a dominar as ações. E após troca de passes que terminou com bom chute de Thiaguinho pela esquerda, o rebote do goleiro encontrou, no lado posto, Lázaro, que pegou de primeira e fez o segundo gol.

O meia-atacante não tem o mesmo perfil de Michael. Joga mais cadenciado e por dentro, mas tem força para chegar ao ataque. Thiaguinho e André seriam masi adequados na função aberta pelo lado que o robozinho exerce. Já Matheus França é o homem de chegada, da organização e raciocínio rápido.

A vitória na estreia da Taça Guanabara dará tranquilidade ao Flamengo para observar seus jovens em jogos e treinos e pensar que, se quiser, pode apostar em um deles para repor a saída de Michael em 2022.