No terceiro capítulo da trilogia recente entre Grêmio e Flamengo, os gaúchos precisavam se reinventar. Após serem eliminados com 6 a 0 no agregado na Copa do Brasil, era o momento de buscar algo diferente. Luiz Felipe Scolari entendeu isso e fez mudanças, que não tiveram resposta por parte da equipe de Renato Gaúcho por diversos fatores. O resultado: 1 a 0 no Maracanã, com gol de Miguel Borja.

A principal mudança do Grêmio foi na parte tática. Se antes tentava marcar pressão e acabava dando espaços, agora manteve a linhas baixas e apostou no bom trabalho de pivô de Miguel Borja e na velocidade de Ferreira para assustar. Deu certo: ao mesmo tempo que conseguia conter a troca de passes do Flamengo, o tricolor gaúcho era perigoso nos contra-ataques.

No último lance da primeira etapa, achou seu gol exatamente com a dupla. Ferreira cruzou e Borja cabeceou sem chances para Diego Alves.

Das sete derrotas do Flamengo na atual temporada, seis aconteceram no Maracanã por fatores como o do jogo de hoje. Quando é visitante, vê o adversário disposto a atacar e dar espaços. No Rio, precisa encontrar alternativas para furar bloqueios e vencer. Normalmente dá certo. Neste domingo, não chegou nem perto de conseguir assustar.

Além da mudança tática, vários jogadores rubro-negros estiveram em um dia complicado. Gabigol, especialmente, foi mais visto reclamando do que criando oportunidades. Everton Ribeiro parece ter sentido um desconforto na coxa. Bruno Henrique e o estreante Kenedy claramente não estavam fisicamente 100%.

Diego Alves ainda defendeu uma penalidade de Borja, que tornaria o resultado ainda pior.

As substituições de Felipão, que deixava o Grêmio cada vez mais fechado, foram o espelho das opções de Renato Gaúcho, que apostava as suas fichas em atacantes como Kenedy e Pedro. Porém, a pouca inspiração da equipe não conseguiu superar o muro gaúcho.

O Flamengo estava transformando a rivalidade recente com o Grêmio em uma freguesia. Invicto nos últimos dez jogos, detinha a maior sequência do século e também do clube na história do confronto. Mas tudo foi por água abaixo.

O fim da seca deixa o Grêmio muito próximo de sair da zona de rebaixamento — está em 17º lugar com 22 pontos, apenas um atrás do Juventude, 16º, mas com dois jogos a menos. Já o Flamengo segue na terceira colocação, mas 11 pontos atrás do líder Atlético-MG.