Análise: Vinicius Junior pode ser protagonista no Flamengo mesmo sem a titularidade

O desempenho em campo e os números falam por si. Vinicius Junior foi o principal jogador do Flamengo no começo de temporada. Na Taça Guanabara, conquistada sobre o Boavista, o jovem de 17 anos marcou seu terceiro gol em seis jogos. Houve ainda uma assistência para Lincoln em uma das três partidas em que foi titular. Nas outras três, entrou no segundo tempo. Já com o elenco completo à disposição de Carpegiani. Naturalmente o questionamento sobre a utilização da joia da base, já vendida ao Real Madrid, se impôs.

Mas Vinicius Junior já virou “menino de verdade” para estar entre os onze ideais do Flamengo na temporada 2018? Alguns indicativos mostram que não. A expressão, colhida do desenho do “Pinóquio”, serve apenas para ilustrar que não urge exigir do garoto, neste momento, mais do que belos dribles e contra-ataques em alguns minutos no campo.

Quando foi titular, nas três oportunidades, Vinicius deixou claro que ainda precisa evoluir taticamente e ter mais maturidade em seu jogo. Para não dizer em suas falas e comemorações. É da idade. É um processo.

Ocorre que a natural empolgação para resolver sozinho quando entra em campo não pode ser regra para 90 minutos. Mas pode e deve ser aproveitada quando o jogo pede. Foi assim que Zé Ricardo e Reinaldo Rueda entenderam e decidiram usar a promessa de 17 anos. E Carpegiani não faz diferente.

Embora saliente a boa participação de Vinicius no começo de 2018, sobretudo contra Botafogo e Boavista. Foi quando entrou para dar profundidade e penetração ao ataque rubro-negro. Mesmo com o elenco completo, em uma lógica que prioriza a qualidade dos meias e o controle da boal, Vinicius simboliza a hora da definição do ataque do Flamengo.

– Ele entrou muito bem. Tem característica diferenciada. A jogada pessoal, a rapidez, incendiou o jogo. É uma realidade. Mas havia necessidade de fazer modificação. Ele não é titular, mas o considero tão importante como os outros. É questão momentânea. Terei satisfação, e disposição, de colocar ele em campo. Tudo tem o seu momento. Não discuto se é titular ou não. Tenho uns 14 ou 15 indiscutíveis. Mas só posso escalar onze. E ele quando entra faz a diferença – analisou o treinador após a conquista em Cariacica.

A campanha invicta do Flamengo na Taça Guanabara teve quatro vitórias e um empate na fase de grupos, sem tomar gol. Na fase de semifinal, vitória por 3×1 no clássico contra o Botafogo e a classificação para a decisão, com gol de Vinicius e provocação com o famoso “chororô”. Apesar da polêmica gerada, com veto do Botafogo para a final no Nilton Santos, o garoto não se abalou.

Aos que cuidam de sua carreira e aos profissionais do Flamengo, o atacante passa a impressão de amadurecimento constante, com foco no jogo e não no extracampo. Mesmo assim, aos 17 anos, não se pode exigir um comportamento muito mais comprometido. E é essa “falta de comprometimento”, esse improviso, que tornam Vinicius Junior útil durante os momentos de menor controle dos jogos. Tirar a irreverência do menino colocando-o no início da partida, quando teria que se preocupar muito mais com questões táticas, pode ofuscar seu brilho e travar o desenvolvimento.

Em treinamentos, por outro lado, a joia está sendo lapidada até estar pronta para um jogo inteiro como protagonista. Se isso vai acontecer antes da ida ao Real Madrid, não é possível dizer – o adeus está previsto para o meio do ano. Por enquanto, é hora de deixar o garoto brincar. Sem lhe colocar sobre os ombros responsabilidades demais. Há um elenco de peso pronto para isso.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo/analise-vinicius-junior-pode-ser-protagonista-no-flamengo-mesmo-sem-titularidade-22410041

Share this content: