Anderson Alves: “A próxima contratação do Flamengo”

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”. Sun Tzu

É comum que durante alguns maiores eventos eu fuja para um tema que ache conveniente e fale de algo que penso importante e que o Flamengo se esquece em meio ao furacão. Falar sobre Abel já me dá urticária e, se todos ainda não sabem minha opinião, convido a me acompanhar no twitter ou dar uma lida nas últimas colunas. Aliás podem fazer as duas coisas.

Uma das coisas que o Flamengo pode se orgulhar de ter feito muito bem ultimamente é a de ter captado jovens promessas ainda para a base e este trabalho precisa dar um passo maior. A forma como o clube vem fazendo essa captação precisa ganhar um “plus” se o rubro-negro quer continuar a ser a referência neste assunto.

Olá, coleguinhas de Coluna do Fla. Hoje vamos analisar algumas boas opções para a observação e obtenção de novos jogadores que saiam um pouco do nosso quintal. Como estamos neste quesito? O que ainda pode melhorar?

De bate-pronto? Se o Flamengo não é atualmente referência, não é porque o clube abandonou a ideia de buscar novos talentos. Só o sub14 recebeu quatro peças em 2019. E estamos falando de Sub14! É ótimo que o clube continue a se reforçar já na base. Se um destaque aparece, ele deve ser tentado a vir para o time que quer ser referência. O time que fez grandes vendas de jogadores da base, só no ano passado.

Claro! O Flamengo precisa de seu CT sem nenhum porém. Temos que adiantar para ontem as exigências e fazer daquele lugar a maior referência do Brasil. Local onde uma criança de oito anos da Ásia tenha ouvido falar e fique animada em vir para morar ali e praticar seu futebol. Em tempo: a maior reflexão que podemos fazer sobre a captação de jovens para a base é justamente esta. Quantos destes jovens NÃO falam Português?

Qual seria o motivo disto? O trabalho é bom aqui no Brasil, mas quando sairemos deste território? O Flamengo “não precisa continuar de costas para a América Latina” (@jozanovalis), por exemplo. Temos o (mal)costume de ir atrás dos estrangeiros no profissional quando já estão custando o olho da cara e temos que abrir os cofres para buscar Arrascaeta, por exemplo. Não há fundos que aguentem! Aos 17 anos, o Uruguaio que já era promissor, custava duas mariolas e uma bala Juquinha. Onde estava a captação de novos talentos do clube?

Não é um problema contratar grandes jogadores como Arrascaeta. Longe disso! O que estamos querendo chamar atenção é que da mesma forma que o Flamengo foi buscar Felipe Vizeu no América-MG em 2013, poderia ter buscado Arrascaeta no Defensor em 2012. Não é um exercício de futurologia. É uma questão de observação mesmo. Recentemente o clube contratou Meisu, colombiano que pouca gente conhecia. Isto não é demérito algum. Vamos observá-lo e, se for interessante, ficaremos com ele no profissional. Esta é a toada.

Seguindo essa linha, o Flamengo deve fazer as cinco contratações para ocupar as vagas de estrangeiro para os elencos, quanto mais cedo melhor! Já demos a dica de um ótimo observador de jogadores sulamericanos antes e repetimos. Conversem com Joza Novalis. Será que é mais caro manter um olheiro do que gastar tudo que foi empregado em estrangeiros nos últimos anos? O que não pode é ficar como esteve até agora. De costas para aqueles que podem nos garantir títulos e “plata”.

Anderson Alves, O otimista.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/05/anderson-alves-a-proxima-contratacao-do-flamengo/

Share this content: