Há pouco mais de 12 anos, no dia 07 de maio de 2008, o Flamengo sofreu uma das eliminações mais ‘polêmicas’ entre suas participações na Libertadores da América. À época, o Mais Querido foi eliminado da competição pelo América do México, com uma derrota por 3 a 0 no Maracanã, após ter vencido, fora de casa, por 4 a 2. No comando da equipe na ocasião, Joel Santana revelou detalhes dos bastidores envolvendo a partida.
Em seu canal no YouTube, o treinador rebateu comentários que afirmaram que ele não sabia que o resultado de 2 a 0 para os mexicanos ainda classificava o Flamengo. Além disso, o técnico ressaltou que a preparação para a partida foi mal feita e que, além do planejamento do clube, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) também se equivocou em marcar a final do Campeonato Carioca para dias antes do duelo da Liberta.
— Tem vários e vários acontecimentos. No momento, botar a culpa no treinador é fácil, mas nós temos que dividir responsabilidades. E não foram divididas as responsabilidades. Como que eu posso, com 50 mil pessoas no Maracanã, ficar ‘renunciando um jogo para o América do México? Eu prefiro perder o jogo, mas como macho, do que ganhar o jogo como marica. Agora, muitas situações aconteceram. Eu sempre falava na preleção, antes de entrar em campo: “o jogo não acabou”. Eu conheço esse negócio de futebol -, disse, antes de prosseguir:
— Tive muitas alegrias, mas também tive muitas decepções, porque às vezes, as pessoas dão uma ‘relaxada’ e a partir desse momento os problemas começam a aparecer. Na situação desse jogo, nós nos preparamos errado e a Federação Carioca se preparou errado também, porque como você decide um campeonato em um domingo e na quarta-feira você vai decidir uma classificação para a Libertadores? Nós bobeamos em toda a preparação para o jogo. Tem começo, meio e fim e foi aí que nós perdemos. Porque o nosso processo de preparação para a partida, foi mal feito -, concluiu.
Para esclarecer detalhes sobre a eliminação do Rubro-Negro, Joel Santana criou uma ‘série especial’ em seu canal no YouTube e o tema ‘Flamengo x América do México’ foi dividido em quatro partes. A primeira foi ao ar no último sábado (01). Como treinador do Mais Querido, Joel teve cinco passagens pelo clube: 1996, 1998, 2005, 2007-2008 e, por último, em 2012.