Após retornar e ter dois jogos disputados, o Campeonato Carioca está novamente paralisado até o próximo dia 25 de junho. A medida se estende a todas as competições esportivas. Em vídeo publicado pelo jornalista Venê Casagrande, do jornal O Dia, o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, explicou o motivo da nova pausa.
A decisão foi publicada no Diário Oficial, no Artigo 23-A. As partidas entre Madureira e Resende, e Vasco e Macaé, marcadas para o próximo domingo (21), estão suspensas.
— A paralisação do futebol até a próxima quinta-feira (25) é apenas para que os protocolos de vigilância sanitária apresentados pela federação se adaptem aos nossos da prefeitura e haja uma fiscalização. Basicamente ficam suspensos os jogos do Botafogo e Fluminense -, explicou.
Confira um trecho do documento publicado:
“Art. 1° O Decreto Rio nº 47.488, de 02 de junho de 2020, que institui o Comitê Estratégico para desenvolvimento, aprimoramento e acompanhamento do Plano de Retomada, em decorrência dos impactos da pandemia causada pela COVID-19, e dá outras providências, passa a vigorar acrescido dos seguintes dispositivos:
Art. 23-A. Ficam suspensas as competições esportivas com portões fechados até o dia 25 de junho de 2020.
Art. 23-B. Os centros de treinamento de futebol profissional estabelecidos no Município serão inspecionados pelo órgão sanitário municipal antes do reinício das competições oficiais.
Parágrafo único. As agremiações com centro de treinamentos estabelecidos fora do Município apresentarão, até 25 de junho de 2020, relatório de inspeção sanitária do órgão municipal competente.
Art. 23-C. Para o retorno às atividades esportivas profissionais, as demais modalidades esportivas deverão submeter, por ofício, ao órgão sanitário municipal, protocolos sanitários adequados às “Regras de Ouro” estabelecidas no art. 16º deste Decreto, e medidas preventivas específicas previstas na Resolução SMS no 4.424, de 03 de junho de 2020, que estabelece medidas de prevenção específicas para o funcionamento dos estabelecimentos e atividades que menciona e medidas necessárias à obtenção, utilização e suspensão de uso do Selo de Conformidade com as Medidas Preventivas da Covid-19.”